Análise de discografia dedicada à engenharia de som

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/segunda-feira, 6 de maio de 2013/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Análise de discografia dedicada à engenharia de som
Norman Smith, Eddie Kramer, James Guthrie e Alan Persons, foram alguns dos engenheiros de som e produtores apresentados pelo Mestre Pedro Duarte Leal Gomes Pestana, no ciclo de sessões intitulado "Análise de discografia: audição comentada de discos", que ocorreu no dia 2 de Maio de 2013.

O Mestre Pedro Pestana partilhou com os alunos da licenciatura em Jazz e música moderna uma compilação dos mais relevantes nomes da indústria musical dos últimos anos, cujos trabalhos contribuíram para a realização dos melhores álbuns de pop/rock, a nível de gravação, masterização e inovações técnicas.

Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir algumas músicas ilustrativas destes trabalhos, tais como "A day in the life" dos The Beatles, "The rain song" dos Led Zeppelin, "Money" e "Comfortably Numb" dos Pink Floyd, e, ainda, "Brothers in Arms" dos Dire Straits.  Esta última faz parte do álbum homónimo considerado precursor no processo de gravação e masterização digitais, a cargo do engenheiro Neil Dorfsman.

As últimas décadas foram fundamentais para o desenvolvimento musical e discográfico, principalmente a partir da década de 70, muito devido aos avanços dos equipamentos como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição, bem como nas alterações verificadas nos processos de gravação. A passagem do analógico para o digital permitiu aos engenheiros de som e produtores determinar o seu papel na música.
Print

Número de visualizações (601)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.