Lançamento de livro sobre "jornalistas-escritores"

Autor: Helder da Rocha Machado/segunda-feira, 29 de outubro de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Lançamento de livro sobre "jornalistas-escritores"

O lançamento do livro da Mestre Maria de Fátima Lopes Cardoso, intitulado "Jornalistas-escritores: a necessidade da palavra", ocorreu no dia 26 de Outubro de 2012, na Livraria Bulhosa de Entrecampos, e contou com a presença do Prof. Mário Mesquita, director da colecção "Comunicação", da Dr.ª Isabel Garcia, representante das Edições MinervaCoimbra, e do jornalista Fernando Dacosta, que fez a apresentação da obra.

O livro reflecte a investigação desenvolvida pela autora aquando da realização da dissertação de mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias, em 2005, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Nas suas palavras, este estudo "[...] procura descobrir o que leva um jornalista a tornar-se escritor ou a coabitar com a narrativa jornalística e literária." Para o efeito, a Mestre Fátima Lopes Cardoso avança numa análise que lhe permite "distinguir os dois géneros de escrita, definir familiaridades entre ambos e cruzá-los [...] graças às respostas de doze jornalistas-escritores", de diferentes gerações - António Alçada Baptista, Agustina Bessa-Luís, Urbano Tavares Rodrigues, Baptista-Bastos, Fernando Dacosta, Mário Zambujal, Francisco José Viegas, Inês Pedrosa, Miguel Sousa Tavares, Catarina Fonseca, Cláudia Galhós e Pedro Rosa Mendes.

A obra não encerra em si a discussão da dicotomia que delineou todo o projecto de investigação. Vem, pois, enriquecer esse campo de estudo, afastando-o de abordagens mais superficiais que vêem o jornalismo como "uma escola de maus escritores".

base lusíada | fotogaleria

Print

Número de visualizações (741)/Comentários (0)

Tags:

Please login or register to post comments.