Conferência sobre "Filantropia e Arquitectura"

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/terça-feira, 13 de novembro de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Conferência sobre "Filantropia e Arquitectura"
A Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), realizou, através do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD), a 1.ª Conferência sobre "Filantropia e Arquitectura: período 1880-1920", que decorreu nos dias 8 e 9 de Novembro de 2012.

O evento teve como objectivo "estudar e divulgar o património construído de raiz filantrópica e dos seus principais actores, de forma a permitir um melhor conhecimento e identificação deste acervo da nossa cultura contemporânea e enquanto factor de preservação e divulgação da cultura portuguesa, europeia e lusófona […]."

A conferência teve início com a sessão de apresentação, que contou com as presenças do Prof. Doutor Eng. Diamantino Freitas Gomes Durão, Reitor da ULL, do Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio, Director da Faculdade de Arquitectura e Artes da ULL, do Dr. Mariano Cabaço, Representante da União das Misericórdias Portuguesas, e da Prof.ª Doutora Arqt.ª Andreia Maria Bianchi Aires Carvalho Galvão, investigadora do CITAD, onde se referiu à importância do evento para reflectir e discutir os estudos sobre filantropia e arquitectura, compreendida, nesta primeira fase, entre a 1.ª República e o Estado Novo.


As comunicações apresentadas abordaram temáticas variadas, tais como o património de origem filantrópica, as tipologias arquitectónicas e características construtivas, as instituições e associações filantrópicas, o museu virtual do património filantrópico, entre outras.

A Prof.ª Doutora Arqt.ª Andreia Galvão, organizadora da conferência, fez um balanço positivo dos dois dias, não escondendo a satisfação pelo empenho, dedicação e entusiasmo dado pelos autores das comunicações, e a contribuição das temáticas abordadas para o estudo da ligação entre a filantropia e a arquitectura. "[Com este encontro] encerramos uma nova etapa [onde] todos os contributos dados abriram novas linhas de investigação e novas visões sobre esta temática", referiu.

De salientar que o programa "Encontros com o património" da TSF, dedicou uma emissão à filantropia e arquitectura onde contou com os historiadores Prof.ª Doutora Maria Fernanda Fernandes Garcia Rollo, Dr. Mariano Cabaço, e as arquitectas Prof.ª Doutora Arqt.ª Andreia Maria Bianchi Aires Carvalho Galvão e Prof.ª Doutora Arqt.ª Ana Leonor Morgado Tomás.
Print

Número de visualizações (943)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.