Política externa japonesa em debate na ULL

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/terça-feira, 13 de novembro de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Política externa japonesa em debate na ULL
"The Japanese Foreign Policy and the Regional Dynamics in East Asia" foi o tema da conferência que se realizou, no dia 30 de Outubro de 2012, com a organização do Prof. Doutor José Francisco Lynce Zagalo Pavia, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL).

A conferência tinha como objectivo aprofundar o debate sobre a política externa japonesa no contexto das dinâmicas regionais actuais na Ásia Oriental, num momento em que muitos estudiosos e formuladores de política consideraram o século XXI como o século da Ásia.

Dada a importância de envolver e aprofundar a compreensão desta região e dos seus actores, particularmente o Japão, esteve presente neste evento o Ministro da Embaixada do Japão em Lisboa, Dr. Kazuhiro Fujimura, para falar sobre o Japão e as integrações económicas na zona da Ásia-Pacífico.

Esta conferência contou, também, com a participação do Tenente-Coronel de Infantaria Alexandre Carriço, assessor de estudos e investigador do Instituto da Defesa Nacional, e do Dr. Rui Miguel Faro Saraiva, aluno licenciado em Relações Internacionais pela ULL, que abordaram, respectivamente, a  persistência inevitável do equilíbrio de poder na Ásia Oriental e os Direitos Humanos e segurança humana na política externa japonesa, com realce para a importância dos valores políticos num novo contexto regional.




Com este evento, pretendeu-se discutir o potencial económico do Japão, a terceira maior economia mundial, reflectir sobre a abertura ao livre comércio, imigração e maior participação das mulheres na força de trabalho, como factores importantes para o aumento significativo do produto interno do Japão, e o posicionamento do mesmo como eixo central marítimo que contribui para um equilíbrio estável e estratégico na região da Ásia-Pacífico.

Outros temas abordados foram as parcerias económicas, acordos de comércio, geopolítica, auto-defesa do Japão, e a Ásia como centro geoestratégico das políticas internacionais.

sítio web | fotogaleria | cartaz
Print

Número de visualizações (694)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.