Law JobShop Lusíada 2012

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/quinta-feira, 29 de novembro de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Law JobShop Lusíada 2012
A Associação Académica e o Gabinete de Estágios, Saídas Profissionais e Empreendedorismo da Universidade Lusíada de Lisboa, organizaram, no dia 27 de Novembro de 2012, a primeira Law JobShop Lusíada 2012 com o objectivo de proporcionar aos alunos finalistas e pré-finalistas de Direito, um primeiro contacto com algumas das principais sociedades de advogados.

A iniciar este encontro esteve o Dr. A. Jaime Martins, Vice-Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, para falar sobre o futuro dos licenciados em Direito. O orador alertou os alunos para a evolução do mercado de trabalho dos advogados, em Portugal, para a escolha das áreas de prática mais adequadas ao estado actual do país, para as mais-valias que a nova geração de profissionais do direito possui relativamente aos recursos informáticos, ao fácil acesso às novas tecnologias e ao rápido processamento da informação que, em muito, vieram melhorar o desempenho laboral desta classe profissional.

Seguiu-se o Dr. Rui Patrício, advogado da MLGTS - Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva, que falou sobre os estágios numa sociedade de advogados, referindo as várias etapas de selecção das propostas submetidas, o recrutamento, a realização de entrevistas, a avaliação das "soft skills" - integridade, qualidade jurídica e capacidade de relacionamento interpessoal, atributos necessários a um candidato -, e a verificação das aptidões para o exercício da profissão.



O evento contou ainda com um seminário de recrutamento intitulado "Preciso de estágio!!!", onde a Dr.ª Ana Levy, representante da FIND, empresa especializada no recrutamento de Advogados e Assessores Jurídicos, apresentou algumas vantagens de recorrer à referida empresa, visto que esta "[…] faz o encontro directo entre as sociedades, as empresas e os candidatos, prestando apoio essencial na fase de candidatura do estágio", sendo que este é fundamental para o arranque da vida profissional de um advogado. A Dr.ª Ana Levy forneceu, ainda, alguns conselhos relativos à elaboração de um curriculum vitae, advertindo para alguns critérios pessoais que podem e devem ser referenciados, de forma a potenciar o perfil do candidato.

A sessão de encerramento contou com o testemunho do Prof. Dr. Ricardo Luís Leite Pinto, que confidenciou aos alunos os seus anos de iniciação na advocacia, as particularidades da sua fase de estágio paralelamente às características de um estágio actual, salientando que, não obstante os muitos anos passados após a sua experiência e as mudanças entretanto ocorridas, no que respeita ao perfil do estagiário, os princípios mantêm-se os mesmos.

sítio web | fotogaleria
Print

Número de visualizações (580)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.