Acção social e promoção da saúde em debate na Lusíada

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/quarta-feira, 5 de dezembro de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Acção social e promoção da saúde em debate na Lusíada
"Acção social e promoção da saúde: percursos cruzados" foi o título da iniciativa organizada pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, que se realizou na ULL, no dia 21 de Novembro de 2012.

O seminário iniciou com uma sessão de abertura onde estiveram presentes o Prof. Doutor Eng. Diamantino Freitas Gomes Durão, Reitor da ULL, o Prof. Doutor José Manuel Domingos Pereira Miguel, Presidente do Conselho Directivo do INSA, o Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta, Director da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da ULL, e a Prof.ª Doutora Marina Manuela Santos Antunes, Directora do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da ULL, que apresentaram o evento, referindo os objectivos e as expectativas relativas ao mesmo.

De seguida procedeu-se à assinatura de um convénio entre a Fundação Minerva, entidade instituidora das Universidades Lusíada, e o INSA, com o objectivo de promover a investigação e desenvolvimento científicos no domínio das ciências da saúde ou afins, a realização de cursos e acções de formação profissional ou pós-graduada, a concretização de estágios curriculares e a organização conjunta de eventos.

A sessão de abertura e a celebração do convénio deram lugar aos painéis, onde os oradores tiveram a oportunidade de falar sobre várias temáticas tais como a cidadania e participação em saúde, as práticas profissionais do serviço social na saúde, as cidades saudáveis e qualidade de vida, os contributos históricos e os desafios do serviço social na saúde, entre outras.


Com este seminário pretendia-se compreender como a acção social e a promoção de saúde seguem percursos que inevitavelmente se cruzam, partilhando e integrando um modelo de convergência para a intervenção, e procuram um funcionamento articulado de experiências e de conhecimentos.

Este dia marcou, também, o início da mostra documental intitulada "A assistência na saúde em Portugal, 1930-1970: INSA e ISSSL - Dois percursos, um objectivo", patente ao público até ao dia 21 de Dezembro de 2012, na Sala de Exposições da ULL, onde se pode conhecer os percursos do ISSSL - ULL e do INSA. Como peças centrais desta mostra encontramos o livro Diagnóstico social, de Mary Ellen Richmond, cuja versão portuguesa foi publicada em 1950 pelo INSA, uma selecção de trabalhos finais de curso dos alunos do Instituto de Serviço Social de Lisboa, do período de 1935 a 1970, e, por fim, alguns documentos do espólio do Dr. José Alberto de Faria, Director-Geral de Higiene no período de 1928 a 1946.

sítio web | seminário | mostra documental | fotogaleria - seminário | fotogaleria - mostra documental
Print

Número de visualizações (547)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.