Práticas laboratoriais em neuropsicologia

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/sexta-feira, 14 de dezembro de 2012/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Práticas laboratoriais em neuropsicologia
O Prof. Doutor Manuel Carlos do Rosário Domingos, regente da unidade curricular de "Neuropsicologia" da licenciatura em Psicologia e coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa realizou, no dia 10 de Dezembro de 2012, uma demonstração laboratorial aos alunos com o objectivo de observar as componentes corticais e subcorticais do encéfalo.

Estas práticas, apesar de serem realizadas em peças anatómicas de outra espécie animal (porco) que não a humana, por motivos éticos e legais, visam dar aos alunos informações detalhadas sobre a especificidade funcional de cada estrutura abordada e estabelecer o paralelismo possível com a actividade cognitivo-operativa do ser humano, em situação normal ou patológica. Para a clarificação deste objectivo, recorre-se a modelos anatómicos (desmontáveis) e a mapas do encéfalo humano, o que permitem uma abordagem no âmbito da neuroanatomia-funcional comparada.

Este tipo de abordagem tem-se revelado importante na formação dos alunos, uma vez que os põe em contacto directo com demonstrações no campo da neuropsicologia clínica, proporcionando-lhes instrumentos teórico-práticos e conceptuais que permitem um entendimento das relações entre o desenvolvimento estrutural e funcional do cérebro humano e as suas funções nervosas superiores.


licenciatura em Psicologia
Print

Número de visualizações (544)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.