ISSSL-ULL tem mais três doutoradas em Serviço Social

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/terça-feira, 8 de janeiro de 2013/Categorias: Notícias

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ISSSL-ULL tem mais três doutoradas em Serviço Social
As docentes do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da ULL, precisamente a Prof.ª Sandra Regina Alexandre Ferreira Vieira, a Prof.ª Maria Júlia Faria Cardoso e a Prof.ª Maria João Barroso Pena apresentaram, nos dias 28 de Novembro, 4 e 6 de Dezembro de 2012, respectivamente, as suas provas de doutoramento em Serviço Social no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Prof.ª Doutora Sandra Regina Alexandre Ferreira Vieira (Ilustração 1) apresentou a sua tese, orientada pela Prof.ª Doutora Marlene Bráz Rodrigues, intitulada "O atrito no fluxo de responsabilização do crime de abusos sexuais intra-familiares de crianças" que teve como objectivo, segundo a autora, "identificar e analisar os factores de atrito registados na trajectória percorrida pelos processos-crime de abusos sexuais intra-familiares de crianças, desde a revelação e denúncia ao fluxo de responsabilização criminal, da comarca de Lisboa".

Com a tese intitulada "Acção social nos municípios portugueses: potencialidades e limitações", a Prof.ª Doutora Maria Júlia Faria Cardoso (Ilustração 2) pretendia explicar que a "acção social é exercida por um conjunto diversificado de entidades: o Estado, as autarquias locais e as organizações da sociedade civil", e funciona como "sistema de protecção social que tem como objectivo combater ou diminuir os efeitos dos fenómenos da pobreza e vulnerabilidade social". O Prof. Doutor Juan Pedro Mozzicafreddo foi o orientador do trabalho.

A tese defendida pela Prof.ª Doutora Maria João Barroso Pena (Ilustração 3), com o título "Relação profissional: utopia ou realidade?", orientada pela Prof.ª Doutora Maria do Rosário Andrade de Oliveira Serafim, abordou a "relação profissional que se estabelece entre os assistentes sociais e as pessoas utilizadoras dos serviços com o objetivo de compreender a sua natureza, na perspetiva do profissional e no contexto da intervenção".

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