Massimo Cavalli analisa versões do músico Cole Porter

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/segunda-feira, 25 de março de 2013/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
Massimo Cavalli analisa versões do músico Cole Porter
Na sequência de mais uma sessão dedicada à "Análise de discografia: audição comentada de discos", realizada no dia 21 de Março de 2013, o Mestre Massimo Cavalli analisou, em conjunto com os alunos, algumas versões do tema What is this thing called love?, de Cole Porter.

Utilizando a estrutura da música de Porter, e tendo em consideração alguns parâmetros qualitativos e quantitativos, Massimo Cavalli comparou várias versões realizadas por artistas como Charlie Shavers, Ben Webster, "Slam" Stewart e Red Garland, entre outros, relativamente às técnicas de improvisação características da música jazz ocidental e afro-americana, contextualizada entre o período de 1941 a 2001.

A sessão realizada pelo músico e docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa, teve como base a sua dissertação de mestrado em Música - Interpretação Artística, intitulada "Técnicas de improvisação, interpretação e "solo coerente": estudo de caso: what is this thing called love, de Cole Porter", na qual se propunha analisar dez chorus de solos de intérpretes de épocas e estilos diferentes, tendo como denominador comum a música do norte-americano Cole Alberto Porter (1891-1964).



O contrabaixista e compositor Massimo Cavalli editou em 2012 o álbum "Varandas do Chiado", com participação de Francesco Bearzatti, no saxofone e clarinete, de João Paulo Esteves da Silva, no piano e acordeão, e de Joel Silva, na bateria. O álbum será apresentado na 11.ª Festa do jazz do São Luiz, a ter lugar na Sala principal, no dia 7 de Abril de 2013, pelas 21H30.

sítio web | fotogaleria | programa | cartaz
Print

Número de visualizações (707)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.