ULL realiza seminário sobre crianças surdocegas

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/quarta-feira, 20 de março de 2013/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
ULL realiza seminário sobre crianças surdocegas
No âmbito do Ciclo de seminários sobre Psicologia e Psicologias, realizou-se no dia 14 de Março de 2013, um encontro subordinado ao tema "Desenvolvimento cognitivo em crianças surdocegas", organizado pela Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos e pelo Prof. Doutor António Martins Fernandes Rebelo, respectivamente directora e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada de Lisboa.
 
O objectivo desta iniciativa centrou-se na compreensão do conceito de surdocegueira, das suas classificações e implicações, e do perfil da criança surdocega em relação ao seu processo de desenvolvimento cognitivo. Para tal, colaboraram neste seminário a Dr.ª Madalena Antunes, a Dr.ª Fátima Martinho e a Dr.ª Ana Ferreira, do Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira da Casa Pia de Lisboa, que tiveram a possibilidade de partilhar casos reais de trabalhos desenvolvidos com crianças surdocegas, com vista ao seu progresso global, através de acções e meios facilitadores da sua integração.
 
As docentes apresentaram, ainda, alguns conhecimentos básicos sobre o processo de avaliação das crianças, as fases da comunicação centrada no modelo de van Dijk e a metodologia utilizada na educação com base na ressonância, no movimento co-activo, na referência não representativa, na imitação e nos gestos naturais que possibilitam o aumento dos seus conhecimentos e o desenvolvimento das potencialidades da criança surdocega.
 
sítio web | fotogaleria
Print

Número de visualizações (635)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.