NAUL visita o Centro de Investigação Champalimaud

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
NAUL visita o Centro de Investigação Champalimaud
O Núcleo de Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa (NAUL) realizou, no dia 5 de Fevereiro de 2013, uma visita ao Centro de Investigação da Fundação Champalimaud (Champalimaud Centre for the Unknown).

A visita guiada pelos responsáveis do Centro, precisamente a Dr.ª Maria João Villas-Boas e o Eng. Costa Freire, acompanhados pelos membros do NAUL, o Lic. Nuno Miguel Antunes da Conceição Ferreira (Presidente), a Lic. Marina Sofia Catarino de Oliveira e  o Lic. Pedro Miguel Santos Caseiro, permitiu aos alunos conhecer a área interior e exterior dos edifícios, que se encontram dispostos de forma a criar uma via pedonal em direcção ao mar, e algumas áreas reservadas à investigação.

Segundo os representantes do NAUL "a visita teve início com um pequeno briefing teórico relativamente às intenções conceptuais do projecto e ao seu enquadramento espacial na sua envolvente […] onde todos os espaços interiores respondem a uma lógica de orientação que reporta à sua natureza conceptual, e todo o projecto se encontra orientado consoante um eixo definidor que reporta todos os campos visuais para o desconhecido."

"A permeabilidade dos espaços interiores é a manifestação física da forma como todas as funções que a Fundação alberga se encontram relacionadas, a forma como as zonas de tratamento se ligam com as zonas de investigação, evidenciam a existência de uma constante relação visual que mais uma vez é a materialização das próprias premissas da Fundação", acrescentam os mesmos.

O Centro de Investigação Champalimaud materializa um dos objectivos da Fundação em desenvolver um centro de referência na área da biomedicina. Este Centro permite a investigadores e a académicos participar em projectos de excelência nas áreas das neurociências e da oncologia.

Print

Número de visualizações (903)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.