Desde Janeiro de 2022 que o Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA), da Universidade Lusíada, faz parte do Groupement Européen de Recherches sur les Normativités (GERN).
O Prof. Doutor Cândido da Agra, docente da Universidade Lusíada e investigador e coordenador do Grupo de Investigação (GI) 5: Direito Penal e Criminologia do CEJEA, representa esta unidade orgânica no Conselho de Direcção do GERN, um grupo de investigação financiado pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) (França).
O GERN dedica-se à investigação de todas as formas de desvio e controlo social, nomeadamente, a delinquência, as instituições penais, as políticas de segurança pública, bem como o lugar das questões penais na sociedade (insegurança, justiça penal, justiça juvenil, penas, polícia, segurança privada, segurança pública e políticas de prevenção, criação de direito penal, violência, economia informal, delinquência económica e financeira, relações das normas jurídicas com outras normas sociais, entre outras).
Na última reunião do Conselho de Direcção, na qual participou o Professor Cândido da Agra, ficou agendada uma reunião científica (Interlabo) dos vários países que integram o GERN, a realizar no final do ano de 2022, nas instalações da Universidade Lusíada.
_______________________________________________________
Nota: notícia elaborada com o apoio do Prof. Doutor José Domingues.