CEPRI promove conferência sobre a política externa portuguesa.

Autor: Rita Neto Marques/segunda-feira, 29 de novembro de 2021/Categorias: Notícias, FD

Rate this article:
Sem classificação

O Centro de Estudos Políticos e Relações Internacionais (CEPRI) organizou a conferência intitulada "Política externa portuguesa: desafios da actualidade", que se realizou no dia 25 de Novembro de 2021, na Universidade Lusíada, e que contou com o apoio da Faculdade de Direito.

O Prof. Doutor Carlos Motta, coordenador da licenciatura e do mestrado em Relações Internacionais da Universidade Lusíada, levou a cabo a sessão de abertura do evento, após o que se seguiu a conferência, moderada por Susana Vieira, estudante da licenciatura em Relações Internacionais e vice-presidente do CEPRI.



Ilustração 1 – Prof. Doutor Carlos Motta na sessão de abertura (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).


Do painel de oradores, fizeram parte o Major-General João Vieira Borges, presidente da Comissão Portuguesa de História Militar do Ministério da Defesa Nacional, o Prof. Doutor Tiago Moreira de Sá, docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, o Prof. Doutor Luís Eduardo Saraiva, docente da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada, e o Prof. Doutor Cristiano Cabrita, igualmente docente da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada.

O Major-General João Vieira Borges fez uma incursão pela Grande Estratégia Nacional, sublinhando a necessidade de avaliação e planeamento, enquadrando a política externa portuguesa e os desafios que esta enfrenta no presente.

Seguiu-se o Prof. Doutor Tiago Moreira de Sá, que apresentou a conceptualização da política externa portuguesa e identificou as constantes linhas de força, sobretudo os desafios que esta enfrenta. Com efeito, uma política externa virada para a Europa, mas que não deve descurar as suas circunstâncias atlânticas.

No momento seguinte da conferência, o Prof. Doutor Luís Eduardo Saraiva defendeu que, ao contrário do que uma visão realista preconiza, hoje, a política externa não se faz apenas pelos Estados, salientando novos actores que a influenciam.

A última intervenção esteve a cargo do Prof. Doutor Cristiano Cabrita, que fez referência aos pontos-chave abordados por todos os oradores, indicando o que, na sua perspectiva, se deve considerar no âmbito da política externa num mundo em constante mudança.



Ilustração 2 – Da esquerda para a direita: Major-General João Vieira Borges, Prof. Doutor Tiago Moreira de Sá, Susana Vieira, Prof. Doutor Luís Eduardo Saraiva e Prof. Doutor Cristiano Cabrita (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).


Após as apresentações do painel de oradores, houve um espaço dedicado a perguntas e respostas, com uma expressiva participação da assistência, composta não só por estudantes de diversas instituições de ensino superior, mas também pelo Doutor João Henriques, vice-presidente do Observatório do Mundo Islâmico, bem como por Gonçalo Osório de Castro, presidente da Associação Académica de Ciências Económicas e Políticas (AACEP).   

página web | calendário | fotogaleria

_______________________________________________________
Nota 1: fotografia do banner – da esquerda para a direita: Major-General João Vieira Borges, Prof. Doutor Tiago Moreira de Sá, Susana Vieira, Prof. Doutor Luís Eduardo Saraiva e Prof. Doutor Cristiano Cabrita (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).
Nota 2: notícia elaborada com o apoio da estudante Susana Vieira.
Print

Número de visualizações (267)/Comentários (0)

Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.