FAA visita Escola Politécnica de Arquitectura e Urbanismo de Argel

Autor: Ruben Moreira Rodrigues/sexta-feira, 5 de abril de 2013/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
FAA visita Escola Politécnica de Arquitectura e Urbanismo de Argel
A Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa (FAA-ULL) irá participar, juntamente com a École Polytechnique d'Architecture et d'Urbanisme (EPAU) - Argel, numa iniciativa com vista à promoção e divulgação da arquitectura contemporânea portuguesa, a decorrer na Argélia, entre os dias 7 e 11 de Abril de 2013.

Esta visita tem como principais eixos:
 
  • Criação de laços entre as duas Instituições, através da assinatura de um acordo de cooperação;
  • Elaboração de uma mostra sobre a actual prática da arquitectura portuguesa;
  • Realização de um conjunto de palestras que pretendem dar a conhecer a ULL e uma selecção de trabalhos académicos de alunos da FAA. Para além desta vertente académica, algumas palestras irão evidenciar a importância da dialéctica entre a investigação e a prática do projecto.
A mostra terá lugar nas instalações cedidas pela EPAU e organizada pelo grupo designado "Lisboa P+I Projet + Investigation", constituído maioritariamente por professores e investigadores da ULL, nomeadamente o Mestre Arqt. Nuno da Silva Araújo Simões, o Prof. Doutor Arqt. Victor Manuel Canedo Neves, o Mestre Arqt. Jorge António Pereira de Sousa Santos, o Prof. Doutor Arqt. Miguel Ângelo Soares Pinto da Silva e o Arqt. Jorge Virgílio Rodrigues Mealha da Costa, que leccionam e trabalham com temas relacionados com habitação, saúde, escolas e arquitecturas de interiores, turismo, serviços e reabilitação arquitectónica, respectivamente.

Registo da publicação na Base Lusíada."A dualidade entre o acto de projectar e o de ensinar é uma característica do grupo que vai a Argel e que permitirá, assim se espera, despertar o interesse para este evento em que a ligação escola e vida real estará bem patente", refere o Prof. Doutor Arqt. Victor Manuel Canedo Neves, docente da FAA-ULL.

O grupo "Lisboa P+I Projet + Investigation" reuniu monograficamente (Ilustração 2) todos os trabalhos relacionados com a arquitectura portuguesa, a serem apresentados nesta visita a Alger, que reforçam a importância e qualidade da educação da maioria das escolas de arquitectura e planeamento urbano em Portugal, e a forma que contribuíram para o reconhecimento internacional, evidenciado a boa aceitação que as escola profissionais e atliers portugueses alcançam no mundo.
 
Esta iniciativa conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Argel, da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e da Ordem dos Arquitectos Portugueses. De salientar o apoio prestado na promoção do evento pelo Eng. Miguel Geraldes Cardoso, director-geral da empresa TPF Algérie, inclusive como elo nos contactos entre a EPAU e a Universidade Lusíada de Lisboa.
Print

Número de visualizações (570)/Comentários (0)

Tags:
Ruben Moreira Rodrigues
Ruben Moreira Rodrigues>

Ruben Moreira Rodrigues

Other posts by Ruben Moreira Rodrigues

Please login or register to post comments.