Lusíada realiza o "11.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente: Emoções".

Autor: Rita Neto Marques/terça-feira, 27 de abril de 2021/Categorias: Notícias, CIPD, CLISSIS, IPCE

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Nos dias 14 e 15 de Abril de 2021, decorreu, em formato on-line, o 11.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente (CIPCA), este ano dedicado ao tema das emoções, coordenado pela Prof.ª Doutora Tânia Gaspar e pelo Mestre Fábio Botelho Guedes.

A realização do primeiro CIPCA on-line constitui um marco muito importante para o Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada. Após o adiamento do congresso em 2020, devido à pandemia, foi tomada a decisão de avançar com a 11.ª edição do evento no referido formato, sempre com qualidade, diversidade e crescente número de participantes.

"Emoções", a palavra que dá título ao congresso, é complexa, densa e fundamental para as crianças e os adolescentes no que respeita ao seu desenvolvimento saudável, sendo especialmente pertinente no contexto de pandemia, em que a literacia emocional, a auto-regulação e a gestão emocional são essenciais para uma melhor adaptação aos desafios recentes, presentes e futuros. O tema reúne as principais vertentes e os contextos relevantes para a compreensão e intervenção na área das emoções: as emoções nas diferentes faixas etárias (dos bebés às crianças, adolescentes e famílias); as emoções na sua relação com a autorregulação, a saúde mental e a violência; e a promoção de competências socioemocionais em vários contextos escola, família e comunidade.




Ilustração – Pormenores do evento. Da esquerda para a direita: Prof.ª Doutora Tânia Gaspar e Prof.ª Doutora Maria do Céu Machado.


Foram apresentados trabalhos de investigação desenvolvidos em universidades de norte a sul do país e no estrangeiro que ilustram diversos estudos realizados ao nível das emoções, da promoção e prevenção de competências socioemocionais em diversos contextos, de várias intervenções, de diferentes populações e comportamentos de risco, assim como foram partilhados projectos de intervenção avaliados por equipas em contexto escolar, hospitalar, de núcleos de estudo no âmbito académico e de entidades de intervenção psicossocial na esfera comunitária.

O programa do 11.º CIPCA  espelha  abrangência e diversidade. Com efeito, o congresso está organizado de modo a contemplar diversas modalidades de comunicações: tertúlias, conferências, comunicações em simpósio, comunicações em poster e workshops. 

Os resumos das comunicações encontram-se publicados nas actas do congresso. Este ano, as comunicações em poster estão expostas e podem ser consultadas na página web do evento, sendo que os autores tiveram a oportunidade de juntar um vídeo de apresentação do respectivo trabalho.

Os posters premiados nas categorias de "projecto de investigação" e "projecto de intervenção" foram já anunciados e a a versão completa de alguns dos trabalhos apresentados irá ser publicada no número temático da "Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente".


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Nota: notícia elaborada com o apoio da Prof.ª Doutora Tânia Gaspar.
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