Lusíada assinala o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

Autor: Rita Neto Marques/sexta-feira, 23 de abril de 2021/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

A 23 de Abril, assinala-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, que tem como principais objectivos celebrar o livro, reconhecer os seus autores e proteger a obra intelectual, assim como promover hábitos de leitura, que constituem elementos fulcrais para a literacia, a cultura e a educação. 

Estabelecido pela UNESCO, começou a ser celebrado em 1996 e a escolha do dia 23 de Abril deve-se ao facto de, na Catalunha (Espanha), tradicionalmente, os cavaleiros oferecerem, neste dia, rosas vermelhas de São Jorge às damas e receberem destas um livro. É, também, uma forma de homenagem a Miguel de Cervantes e a William Shakespeare, entre outros nomes maiores da literatura mundial, que revolucionaram o paradigma literário e faleceram a 23 de Abril.




Ilustração – Cartaz do Dia Mundial do Livro de 2021 (Susana Diniz e Pedro Semeano | Adamastor, 2020).


Esta celebração à escala mundial é marcada por iniciativas que promovem a leitura e que decorrem, habitualmente, em equipamentos culturais, como bibliotecas, livrarias, estabelecimentos de ensino, entre outros, quer sob a forma de actividades culturais, quer de descontos na compra de livros.

Este ano, o cartaz da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) alusivo ao dia que hoje se celebra (vide Ilustração) pretende "[...] mostrar que, um ano após o início da pandemia, é o livro que continua a abrir-nos o espaço de isolamento físico, mas que também permite que o pensamento floresça e seja sempre cada vez mais livre" [fonte: sítio web da DGLAB].

De acordo com a UNESCO, no último ano, devido ao confinamento, o livro tem tido um papel determinante para fazer face ao isolamento, aproximar as pessoas, ampliar os conhecimentos e promover a reflexão e a criatividade [fonte: sítio web da UNESCO].

E a DGLAB faz a seguinte sugestão: "E porque na cadeia do livro todos somos precisos – escritor e ilustrador, editor, tradutor, revisor, designer, gráfica, distribuidora, livraria, mediador, biblioteca e leitor –, a 23 de Abril vá à livraria da sua zona ou encomende online, e envie um livro para quem lhe é mais querido" [fonte: sítio web da DGLAB].

Ao celebrarmos o livro, celebramos, igualmente, todos os que intervêm no seu processo de produção, bem como no processo de divulgação e que, em conjunto, contribuem para que este bem cultural chegue ao leitor e seja, simultaneamente, veículo de ideias, de conhecimento e de edificação humana.

_______________________________________________________
Imagem do banner: © UNESCO, 2021.
Print

Número de visualizações (153)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.