Falecimento de Valéry Giscard d’Estaing, Doutor "Honoris Causa" pela Universidade Lusíada – Norte (Porto).

Autor: Rita Neto Marques/sexta-feira, 4 de dezembro de 2020/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

A Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica e a Reitoria da Universidade Lusíada manifestam o seu grande pesar pelo falecimento de Valéry Giscard d'Estaing, antigo Presidente da República Francesa, no dia 2 de Dezembro de 2020.

Nascido em 1926, em Koblenz, na Alemanha, que, à data, integrava a Renânia, foi o terceiro Presidente da V República Francesa, entre 1974 e 1981, tendo, anteriormente, exercido o cargo de Secretário de Estado das Finanças, entre 1959 e 1962, e de Ministro das Finanças, primeiro, entre 1962 e 1966 e, mais tarde, entre 1969 e 1974.

Durante a Segunda Guerra Mundial, combateu na Alemanha e na Áustria e, em 1945, ingressou na Escola Nacional de Administração, após o que pertenceu à inspecção das finanças, antes de integrar a administração francesa.

O estadista francês presidiu, ainda, a Convenção para o Futuro da Europa, de onde resultou o projecto de uma Constituição Europeia, tendo, também, desempenhado o cargo de deputado europeu.

Ensaísta e romancista, era membro da Academia Francesa desde 2003.

Recorde-se que, a 3 de Outubro de 2007, a Universidade Lusíada – Norte (Porto) teve a honra de o homenagear com o grau de Doutor Honoris Causa em Direito.

Print

Número de visualizações (208)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.