Estudantes de Design representaram a Lusíada na Porto Design Biennale.

Autor: Rita Neto Marques/quinta-feira, 26 de novembro de 2020/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
5.0

Estudantes da licenciatura em Design e do mestrado em Design da Universidade Lusíada apresentaram os seus projectos na Porto Design Biennale, no âmbito da exposição "Y, Desenhar Portugal", que se realizou entre 22 de Novembro de 2019 e 23 de Fevereiro de 2020, na Galeria Municipal de Matosinhos, e cujo catálogo digital já se encontra disponível.

A exposição integrou a secção "Projeto Escolas", da Porto Design Biennale, um evento organizado pelo esad–idea, Investigação em Design e Arte  (Centro de Investigação da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos – ESAD), com a promoção das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos, constituído por exposições, conferências, performances, entre outras iniciativas, que, a partir do tema "Post Millennium Tension", se propôs a pensar o design e a sua posição perante as transformações do novo milénio. 

No contexto deste projecto, foram convidadas "[…] 35 escolas de design portuguesas – públicas e privadas, de ensino politécnico e universitário, continentais e insulares, com formação nos três ciclos de estudo –, a participarem numa mostra crítica do design que se fez nos últimos três anos […]", considerando que "As escolas constituem, talvez, o maior e mais fecundo recurso crítico de investigação e desenvolvimento em Design, conciliando-o com a realidade de cada território e cultura", pode ler-se no sítio web do certame.

Os projectos dos estudantes e antigos estudantes da Lusíada foram desenvolvidos no âmbito da unidade curricular de "Design III", da licenciatura em Design, e da unidade curricular de "Projecto de Design", do mestrado em Design, tendo sido acompanhados e seleccionados pelos docentes Prof. Doutor Arqt. Fernando Manuel Domingues HipólitoProf. Doutor Pedro Duarte Cortesão MonteiroProf. Doutor Designer Pedro José Gentil-Homem Correia da SilvaProf. Doutor Designer Rui Humberto de Matos Dias e Mestre Designer Carlos Humberto Mateus de Sousa Bártolo:

Licenciatura em Design:
  • Designer Marta Sternberg Simões Gaspar – "Help";
  • Designer Natacha Eliana Santos Pereira – "Move to Talk";
  • Designer Ana Patrícia Santos Jaleca – "Chuse";
Mestrado em Design:
  • Designer Lea Vanessa Single – "Panorâmico de Monsanto";
  • Designer Cláudia Sofia Matos Manso – "Via";
  • Designer Fábio Coelho Fernandes – "Escada Sonora".

Dos 142 projectos apresentados, 60 foram alvo de uma selecção taxonómica curatorial e, segundo os curadores Francisco Providência, Joana Quental e Rui Costa, constituem "[...] uma sinopse do pensamento em Design, revelando a pertinência e contributo de cada uma das escolas aqui representadas pelos seus alunos e professores, ilustrando as preocupações da Geração Y (ou Millennial), mas também da ontologia do próprio Design que, tal como o desenho, se funda na convergência entre um desenhador (autor singular ou coletivo), um meio de produção (tecnologia) e um desejo ou propósito (programa)" [fonte: sítio web da Porto Design Biennale].

Entre as 26 escolas participantes, a Universidade Lusíada destaca-se pela representação significativa dos seus cursos, tendo sido distinguidas três estudantes para representarem a selecção curatorial da exposição (entre parênteses rectos, encontram-se as definições taxonómicas curatoriais):

Licenciatura em Design:
  • Designer Marta Sternberg Simões Gaspar – "Help"
    [Programa>Design para a Sobrevivência>Emergência];



Ilustração 1 –  Pormenor do catálogo da exposição • Designer Marta Sternberg Simões Gaspar – "Help".


  • Designer Natacha Eliana Santos Pereira – "Move to Talk"
    [Programa>Design Digital>Interface].



Ilustração 2 –  Pormenor do catálogo da exposição • Designer Natacha Eliana Santos Pereira – "Move to Talk".


Mestrado em Design:
  • Designer Lea Vanessa Single – "Panorâmico de Monsanto"
    [Programa>Design Ambiente>Natureza].



Ilustração 3 –  Pormenor do catálogo da exposição • Designer Lea Vanessa Single – "Panorâmico de Monsanto".


Dos temas definidos para a exposição – "Autoria", "Programa" e "Tecnologia" –, os três projectos integraram o tema "Programa", reflectindo as grandes preocupações dos planos de estudo dos cursos de Design da Universidade Lusíada.

De acordo com os curadores da exposição, "Sob estes três focos, as escolas de Design apresentam neste novo milénio diferentes respostas à crise social, económica e cultural, reafirmando o Design como disciplina, ou cada vez mais como in-disciplina, num esforço coletivo para desenho do futuro" [fonte: sítio web da Porto Design Biennale].


catálogo da exposição "Y, Desenhar Portugal"

Print

Número de visualizações (154)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.