O Professor Vasco Mendonça, compositor e docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna, da Faculdade de Arquitectura e Artes, e Os Espacialistas, colectivo de arquitectos e artistas apoiado pela Universidade Lusíada, participam no episódio n.º 4, dedicado ao escritor Gonçalo M. Tavares, da série "Herdeiros de Saramago", transmitida na RTP1.
Em 2009, o Professor Vasco Mendonça inspirou-se no romance "Jerusalém", de Gonçalo M. Tavares, para a criação de uma ópera homónima, cujo libreto é da autoria do escritor e que foi encenada por Luís Miguel Cintra.
Os Espacialistas colaboram, há vários anos, com o escritor, tendo como principais pontos de encontro a possibilidade de o corpo e o objecto se transformarem numa ideia ou numa narrativa, e a relação entre a imagem e o texto.
"Herdeiros de Saramago", da autoria do jornalista Carlos Vaz Marques e com realização de Graça Castanheira, é uma série documental, composta por 11 episódios, que retrata os 11 escritores galardoados com o Prémio José Saramago e que se encontra disponível na RTP Play.