CLIPIS desenvolve exercício de Simulação de Crise Europeia com estudantes alemães.

Autor: Rita Neto Marques/segunda-feira, 26 de outubro de 2020/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

Nos dias 10 e 11 de Outubro de 2020, o Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança (CLIPIS) levou a cabo um exercício de Simulação de Crise Europeia com estudantes de Relações Internacionais da Hertie School, de Berlim, na Alemanha.

Esta versão piloto do exercício, realizada em ambiente controlado, teve como mote a batalha contra a desinformação no âmbito da pandemia de COVID-19 e da situação de "infodemia" que se continua a verificar.

Os estudantes que participaram na simulação puderam, assim, testar a forma como decorrem os processos de tomada de decisão e de experienciar estratégias de gestão de crises no contexto da União Europeia, do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu, bem como de lobbies.




Ilustração – Pormenor do exercício de simulação desenvolvido pelo CLIPIS (© Hertie School, 2020).


No primeiro dia do exercício, os estudantes forneceram feedback relativo ao que poderia ser melhorado na simulação. No segundo dia, participaram num debate com o Embaixador António Martins da Cruz, que partilhou a sua experiência profissional com os estudantes, dando a conhecer a sua opinião sobre a forma como a União Europeia pode enfrentar os desafios digitais no contexto da pandemia.

Trata-se, deste modo, de uma iniciativa inovadora, bem-sucedida e, simultaneamente, oportuna, elaborada e desenvolvida pelo CLIPIS.

Print

Número de visualizações (80)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.