Os Espacialistas apresentam exposição na Universidade de Coimbra.

Autor: Rita Neto Marques/terça-feira, 13 de outubro de 2020/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
Sem classificação

Os Espacialistas, colectivo artístico apoiado pela Universidade Lusíada, apresentarão a exposição "AEIOU: Os Espacialistas em Pro(ex)cesso", que estará patente na Galeria do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, de 16 de Outubro de 2020 a 31 de Janeiro de 2021, com a direcção da Prof.ª Doutora Ana Rito e do Prof. Doutor José Maçãs de Carvalho e a curadoria do mestrado em Estudos Curatoriais da referida Universidade.




Ilustração – Cartaz da exposição (© Universidade de Coimbra, 2020).


Esta exposição "[...] correlaciona a Arte e a Arquitetura num discurso híbrido p/referente à investigação e à ação. No espaço das galerias do Colégio das Artes e no claustro, estes artistas-arquitetos partem da relação com a Universidade de Coimbra no seu todo, numa ação intervalar que se situa entre a palavra e o gesto, a sala de aula e o espaço expositivo, o objeto e a sua (re)dimensão… São assim as cinco salas expositivas uma p/referência ao modo de vida espacialista, ao espaço que é a escola, ao objeto que é o manual escolar e ao pensamento que se expande e abrange o confronto transdisciplinar. Um abecedário é aqui, e agora, construído e espacializado enquanto habitat do conhecimento e por isso, cada sala corresponde a uma vogal que por si só constitui o primeiro processo de aprendizagem linguística [...]" [fonte: apresentação da exposição].

"AEIOU: Os Espacialistas em Pro(ex)cesso" surge na sequência da visita de estudo dos estudantes do mestrado em Estudos Curatoriais ao LAR, Laboratório de Arquitectura e Artes – residência artística d'Os Espacialistas na Universidade Lusíada –, em que tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório espacialista, com o objectivo de desenvolverem um trabalho de curso acerca do colectivo artístico, a fim de comissariarem uma exposição d'Os Espacialistas.

No âmbito de um exercício de programação convergente, encontra-se a decorrer, até ao dia 16 de Outubro de 2020, o ciclo "Arte em Processo: Gonçalo M. Tavares e Os Espacialistas", que apresenta a parceria entre o escritor e o colectivo artístico:

12 a 16 de Outubro:

  • Residência & workshop com Os Espacialistas/mestrado em Estudos Curatoriais.

16 de Outubro:

  • 11H00: Entrevista assistida com Os Espacialistas, na Galeria do Colégio das Artes;
  • 15H00: "Arte em Processo II": pré-inauguração e visita à exposição com Os Espacialistas (por convite);
  • 18H00: Performance "Objectos Sujeitos a Trajectos. Várias acções às voltas num claustro", seguida da inauguração da exposição "A E I O U: Os Espacialistas em Pro(ex)cesso", na Galeria do Colégio das Artes (Organização: Laboratório de Curadoria/mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes).

press release

Print

Número de visualizações (102)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.