STAYAWAY COVID: Universidade Lusíada promove a instalação da aplicação de rastreio digital.

Autor: Rita Neto Marques/quarta-feira, 16 de setembro de 2020/Categorias: Notícias

Rate this article:
5.0

A Universidade Lusíada, atenta ao desenvolvimento da pandemia de COVID-19, vem propor às suas comunidades académica e científica a instalação da app STAYAWAY COVID, que consiste numa aplicação de rastreio digital.

O que é a app STAYAWAY COVID?

Na actual situação de pandemia, esta aplicação é uma das ferramentas que permitem identificar contactos em situações de possível contágio, sendo uma forma de identificação mais eficaz, uma vez que o paciente não tem de se lembrar das pessoas com as quais contactou nas últimas duas semanas, quando é diagnosticado com COVID-19.

"Com a COVID-19, estima-se que estejamos infeciosos em média durante 10 dias. Em parte deste tempo podemos não ter quaisquer sintomas, mas 44% dos contágios ocorrem precisamente quando ainda estamos assintomáticos! É precisamente neste período, e para reduzir estes 44%, que a utilização do rastreio digital com a aplicação é importante" (fonte: Não paramos - Estamos on).

Trata-se, assim, de uma medida de prevenção. Quanto mais pessoas utilizarem a aplicação, maior é a probabilidade de os casos assintomáticos serem rapidamente diagnosticados.

Como é que a app STAYAWAY COVID avisa que se esteve em contacto com uma pessoa infectada?

Quando uma pessoa é diagnosticada com COVID-19, recebe um código de 12 dígitos, que deve inserir na aplicação e que é válido por 24 horas. Só assim a aplicação terá a informação sobre a confirmação do diagnóstico e poderá alertar quem esteve muito próximo e que também tenha instalada a app STAYAWAY COVID.

Que tipo de contacto é necessário para que seja emitido o alerta?

A aplicação detecta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que a tenham instalada de que estiveram no mesmo espaço de alguém infectado nos últimos 14 dias, a menos de 2 metros de distância, durante cerca de 15 minutos, emitindo um alerta. Este alerta não significa que a pessoa está infectada, mas sim que existiu um contacto de risco elevado e que é importante contactar as autoridades de saúde.

A app é segura? Que dados vai recolher?

Nenhuma informação pessoal é recolhida, todos os dados são anónimos e os códigos são eliminados ao fim de 14 dias. Este funcionamento segue as regras definidas a nível europeu.

Como obter a aplicação?

A app STAYAWAY COVID é gratuita e foi desenvolvida para os sistemas operativos iOS, da Apple, e Android, da Google, sendo compatível com as seguintes versões: iOS igual ou superior à versão 13.5 e Android igual ou superior à versão 6.0 (Marshmallow). O download poderá ser feito na App Store e no Google Play.


HTML5 Vídeo

Ilustração – Vídeo de tutorial sobre o funcionamento da app STAYAWAY COVID (© INESC TEC, 2020).


Para saber mais:

Print

Número de visualizações (343)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.