Novidade editorial: Lições de história da cultura portuguesa.

Autor: Ana Rita Ribeiro/terça-feira, 15 de setembro de 2020/Categorias: Notícias, Novidades editoriais

Rate this article:
Sem classificação

A Universidade Lusíada Editora (ULE) acaba de editar a reimpressão da 3.ª edição das "Lições de história da cultura portuguesa", do Prof. Doutor Joel Silva Ferreira Mata, docente da Universidade Lusíada - Norte.

Segundo o autor "o esforço para manter viva a cultura portuguesa deve ser permanente e sustentado. É necessário [...] uma política planeada a curto, médio e a longo prazos, de forma a que sejam consolidadas todas as medidas para que, um dia, não vivamos [apenas da] saudade de uma cultura que é o nosso património [...]. Como sujeitos interventores de cultura não podemos delapidar ou hipotecar o legado que nos foi deixado [...]." (p. 13)
O professor defende, ainda, que "[...] a inclusão da disciplina História da Cultura Portuguesa nos mais variados cursos [das Universidades Lusíada] [...] justifica-se cada vez mais, num momento em que a globalização parece querer tomar conta de um espaço pluricultural, tendendo cada vez mais para a monocultura." (p. 14).

O Prof. Doutor Joel Silva Ferreira Mata é docente de História da Cultura Portuguesa, de História Diplomática de Portugal e de História Económica e Social. Para além da actividade de docência, é autor de vários trabalhos realizados na área da história económica, social, religiosa e institucional, alguns dos quais já foram publicados pela ULE, nomeadamente "A visitação do mestre D. Jorge ao Mosteiro de Santos da Ordem de Santiago e ao seu património - 1513-1514" (2018), "A comunidade feminina da Ordem de Santiago : a comenda de Santos na Idade Média" (2016) e as edições anteriores das "Lições de história da cultura portuguesa"

base lusíada

Print

Número de visualizações (184)/Comentários (0)

Tags:
Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.