Mestre Arqt. Paisagista Rodrigo Dias fala do projecto "ESTEJO" do CITAD na RTP1.

Autor: Rita Neto Marques/quarta-feira, 2 de setembro de 2020/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

O Mestre Arqt. Paisagista Rodrigo Dias, investigador do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD), esteve presente no programa "Jardins Históricos", da RTP1, emitido a 31 de Agosto de 2020, onde abordou o projecto "ESTEJO", no âmbito da investigação dedicada às quintas de recreio existentes no estuário do rio Tejo.

De acordo com o Mestre Arqt. Paisagista Rodrigo Dias, o projecto "ESTEJO", numa primeira fase, identificou cerca de 200 quintas em aproximadamente 20 municípios.

As quintas de recreio eram, geralmente, construídas na periferia das grandes cidades, não só com uma intenção de produção, mas também recreativa. Além da sua natureza privada e municipal, nalgumas situações a carecer de recuperação, apresentam-se, actualmente, como centros culturais ou espaços dedicados à produção de vinho, por exemplo.

Segundo o investigador, as quintas de recreio do estuário do Tejo são uma prova de resiliência que perdura, sensivelmente, desde o século XVIII, mantendo os seus terrenos agrícolas, cascatas, jardins e miradouros.

O principal objectivo deste projecto de investigação do CITAD visa a disponibilização dos dados referentes a estas quintas numa plataforma, de modo dar-lhes visibilidade, com vista à obtenção de ajuda para a sua recuperação e manutenção.

"Jardins Históricos" – intervenção do Mestre Arqt. Paisagista Rodrigo Dias

Print

Número de visualizações (117)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.