Cerimónia de tomada de posse dos directores de faculdade e de instituto.

Autor: Rita Neto Marques/sexta-feira, 4 de setembro de 2020/Categorias: Notícias

Rate this article:
3.4

A cerimónia de tomada de posse dos directores de faculdade e de instituto da Universidade Lusíada decorreu no dia 4 de Setembro de 2020, na Sala de Protocolos da Reitoria da Universidade (Casa Nobre de Lázaro Leitão Aranha).

A sessão, presidida pelo Magnífico Reitor da Universidade Lusíada, Prof. Doutor Afonso Filipe Pereira d'Oliveira Martins, e conduzida pelo Dr. Pedro José Piçarra Salreu, realizou-se perante o Magno Chanceler das Universidades Lusíada, Prof. Dr. João José de Pires Duarte Redondo, e os seguintes Vice-Chanceleres: Prof. Dr. José Manuel de Matos Correia e Prof. Doutor Ricardo Luís Leite Pinto. Na assistência, estiveram, ainda, presentes outros membros da academia.

A anteceder a ordem de trabalhos, o Magnífico Reitor homenageou a Prof.ª Doutora Maria Eduarda de Almeida Azevedo, anterior Directora da Faculdade de Direito, falecida no dia 1 de Setembro de 2020, destacando a sua inteligência, dedicação à Universidade Lusíada e relação de proximidade com os estudantes, solicitando à assistência um minuto de silêncio de sentida homenagem.

Seguidamente, tomaram posse como directores de faculdade e de instituto os seguintes professores:


   
Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio
Director da Faculdade de Arquitectura e Artes
  Prof. Doutor Nuno Miguel Simões Venes
Director da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
  Prof. Doutor José A.R.L. González
Director da Faculdade de Direito
         
   
Prof. Doutor Paulo Jorge Gonçalves Pinto
Director do Instituto de Engenharia e Tecnologias
  Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos
Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
  Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar
Director do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa

O Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio proferiu, na qualidade de decano, algumas palavras de agradecimento pela confiança mais uma vez depositada no colégio de directores, dando as boas-vindas ao Prof. Doutor Nuno Miguel Simões Venes e ao Prof. Doutor José A.R.L. González, que assumiram a direcção da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa e da Faculdade de Direito, respectivamente.

O Prof. Doutor Horácio Bonifácio referiu, ainda, que o colégio se encontra preparado para desempenhar as suas funções com empenho e dedicação, tendo conseguido ultrapassar as dificuldades com que se deparou no 2.º semestre do ano lectivo transacto, com grande eficácia e celeridade, o que resultou de um esforço conjunto, que continuará a ser levado a cabo.

A cerimónia terminou com as alocuções do Senhor Reitor e do Senhor Chanceler, que agradeceram aos recém-empossados a disponibilidade e a dedicação manifestadas para o exercício do cargo, que no último mandato foi especialmente exigente, sublinhando a importância da entreajuda e colaboração na prossecução do projecto universitário da Universidade Lusíada, reforçando que a Universidade está seguramente preparada para as futuras exigências e que dará sempre uma resposta adequada. 

O Senhor Chanceler destacou o ilustre percurso académico do Prof. Doutor Nuno Miguel Simões Venes e do Prof. Doutor José A.R.L. González, enquanto diplomados pela Universidade Lusíada e figuras destacadas nas suas áreas de actuação, na certeza de que se dedicarão com empenho e entusiasmo às suas funções, desejando felicidades e sucesso a todos os elementos do colégio de directores.

O Senhor Reitor agradeceu, igualmente, a todos os directores a disponibilidade manifestada para assumirem as respectivas funções, sobretudo na situação extraordinária que vivemos, estendendo o agradecimento ao Prof. Doutor Mário Caldeira Dias, que cessou as suas funções de Director da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, no dia 31 de Agosto de 2020, pela dedicação e contributo excepcionais à Universidade Lusíada. 

Foram, também, salientadas algumas linhas de acção para o ano lectivo de 2020/2021, tais como: a realização de aulas síncronas, a promoção da internacionalização da Universidade, o aumento da oferta formativa conferente de grau nos vários ciclos de estudo, a garantia de qualidade e inovação do ensino ministrado, a aposta na formação extracurricular de alunos e professores em prol da qualidade e desenvolvimento do capital humano no ensino superior, a criação de mais projectos de investigação, a realização e diversificação de iniciativas culturais, bem como o incentivo à permanente cooperação entre as várias unidades orgânicas da Universidade.

página webfotogaleria calendário

________________________________________
Imagem do banner (1.ª fila, da esquerda para a direita): Prof. Doutor Ricardo Luís Leite Pinto, Prof. Dr. José Manuel de Matos Correia, Prof. Dr. João José de Pires Duarte Redondo, Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos, Prof. Doutor Afonso Filipe Pereira d'Oliveira Martins e Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio • (2.ª fila, da esquerda para a direita): Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar, Prof. Doutor José A.R.L. González, Prof. Doutor Paulo Jorge Gonçalves Pinto e Prof. Doutor Nuno Miguel Simões Venes.

Print

Número de visualizações (2907)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.