Professora Elizabeth Real de Oliveira apresenta projecto no âmbito do COMEGI - Research Talks.

Autor: Jorge Carvalho/segunda-feira, 1 de junho de 2020/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
O Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) arrancou com um ciclo de videoconferências que inclui apresentações e debates sobre os temas em investigação pelos seus membros, cabendo à Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira inaugurar esta iniciativa, no dia 29 de Maio de 2020, com a apresentação do projecto intitulado "Qvo Vadis Homo Sapiens? Análise de modelos de tomada de decisão em mercados globais numa era pós-Covid".

A moderação destas videoconferências, intituladas "COMEGI - Research Talks", estarão a cargo do Prof. Doutor Eng. Luís Valadares Tavares, director da referida unidade de investigação, e as apresentações terão uma duração de 30 minutos, seguindo-se um espaço para o debate entre os participantes inscritos nas sessões on-line, difundidas em simultâneo pelas plataformas Microsoft Teams e no canal do Youtube da Universidade Lusíada.

No lançamento deste ciclo, a Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira teve a oportunidade de apresentar o projecto denominado Sapiens, um projecto de investigação que ainda se encontra em fase embrionária e que pretende revisitar o legado da Economia Comportamental iniciado na parceria entre Daniel Kahneman (Prémio Nobel da Economia, 2002) e Amos Tversky, dois pioneiros das ciências cognitivas e precursores desta nova disciplina.

Numa breve introdução ao conteúdo da Economia Comportamental, o Prof. Doutor Eng. Luís Valadares Tavares sustentou, na abertura do evento, que este campo de estudo surgiu com o objectivo de unir as ciências económicas aos conhecimentos recentemente desenvolvidos na Psicologia, nomeadamente na segunda metade do século XX, com o objectivo de criar modelos que descrevessem de maneira mais realista as escolhas dos indivíduos e que pudessem explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos.

HTML5 Vídeo
Ilustração — Videoconferência "COMEGI - Research Talks #1", com a Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira (Microsoft Teams, 2020).

O projecto Sapiens, submetido à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) pela Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira, é um projecto experimental que "[...] não se baseia em construções matemáticas apriorísticas [...]", segundo palavras do moderador, mas é antes, uma proposta apoiada no levantamento exaustivo e na respectiva síntese da produção científica dentro de diversas áreas do conhecimento. A investigadora adiantou, ainda, que a diversidade de formação da equipa permite-lhe realizar uma ampla abordagem interdisciplinar de análise do modelo de tomada de decisão, assim como as suas motivações fundamentais, destacando, porém, que é no domínio das neurociências, e das ferramentas que este campo oferece, fruto dos avanços do conhecimento do cérebro humano, onde reside o enfoque na monitorização e interpretação dos dados relativos aos comportamentos dos indivíduos estudados.

Este "[...] laboratório cognitivo e experimental [...]", assim designado pela investigadora, irá debruçar-se sobre os múltiplos factores que entram em equação e influenciam o processo de tomada de decisão, seja em contexto empresarial ou em esfera privada. De entre os factores a merecer maior preponderância, foram citados o estudo da personalidade do indivíduo, a análise dos padrões de tomadas de decisão - através da interacção de pessoas com diversos tipos de personalidade - as percepções e intuições individuais, as diferenças geracionais, o género, os factores externos ambientais e internos biológicos, a cultura organizacional e as teorias de cross-culture.

Um outro campo a ser objecto de estudo detalhado nesta investigação diz respeito ao impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) e de que forma ela pode refinar o processo de tomada de decisão. A investigadora salientou a importância da conectividade digital, que é a fonte do que chamamos hoje a era do Big Data, e a rápida evolução do machine learning, que confere aos computadores a possibilidade de "aprender" com as nossas tendências de uso. Esta revolução tecnológica em curso tem exponenciado o peso da IA, não só nos processos de tomada de decisão, mas também na etapa do planeamento estratégico de mercado das empresas, reforçou a autora do projecto.

A primeira sessão do "COMEGI - Research Talks" foi presenciada essencialmente por investigadores da referida unidade de investigação e esteve aberta ao debate entre os participantes, reunindo intervenções da Prof.ª Doutora Isabel Duarte de Almeida, do Eng. Nuno Silva, da Prof.ª Doutora Paula Rodrigues e, também, do Prof. Doutor Eng. Luís Valadares Tavares, organizador desta iniciativa.

página web | calendário | fotogaleria
Print

Número de visualizações (151)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.