COMEGI - Research Talks #1: Qvo Vadis Homo Sapiens? Análise de modelos de tomada de decisão em mercados globais numa era pós-Covid.

Autor: Helder da Rocha Machado/terça-feira, 26 de maio de 2020/Categorias: Eventos

Rate this article:
Sem classificação

Data do evento: 29-05-2020 11:30 - 12:45 Exportar evento

Localização do Evento: Microsoft Teams • YouTube

Ciclo:    COMEGI - Research Talks.

   
Research Talks #1:   Qvo Vadis Homo Sapiens? Análise de modelos de tomada de decisão em mercados globais numa era pós-Covid = Qvo Vadis Homo Sapiens? Analysis of decision-making process models in global markets in a post Covid era.
     
Oradora:  
Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira
Responsável da área de investigação "Recursos Humanos: Competências, Sustentabilidade e Avaliação"
Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI)

   
Resumo:   Vivemos actualmente um momento único na nossa sociedade que nos afecta de uma forma verdadeiramente global. Um inimigo invisível que ataca sem alvo pré-definido. Semelhante a um período de guerrilha, aguarda-se, com medo, com um olhar de desconfiança por cima dos ombros, por melhores tempos que virão. A crise suscitada pela pandemia COVID-19 irá abalar de uma forma indelével os alicerces da sociedade humana, como vivemos em comunidade e a economia. De que forma é que seremos afectados neste processo? Anos e anos de conhecimento teórico, validado empiricamente, poderão ser abalados? Estamos perante um novo salto evolutivo? Alguns antropólogos (ver a este respeito o trabalho de Kristin Nicole Harper, da Emory University, em Atlanta) e futuristas (ver a este respeito Jim Dator, Director do Hawaii Research Center for Futures Studies) acreditam que sim (mesmo sem o "empurrão" COVID) -, que nos encontramos continuamente em evolução a caminho de uma espécie super inteligente. Sapiens significa conhecimento e a próxima evolução das espécies indicará maior domínio do conhecimento. O principal objectivo desta primeira COMEGI Research Talk é apresentar o projecto de investigação SAPIENS. Este projecto, ainda embrionário, visa revisitar o legado da economia comportamental iniciado por Kahneman & Tversky (1979) reconhecendo a imprevisibilidade do comportamento humano (Real de Oliveira & Rodrigues, P., 2020), mas procurando-a descodificar e compreender, socorrendo-se de uma abordagem multidisciplinar de análise do modelo de tomada de decisão humano e das suas motivações fundamentais.
     
Organização:   Prof. Doutor Eng. Luís Valadares Tavares
Director do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI)
     
Data:   29 Maio 2020
     
Hora:   11H30 - 12H45

   
Participação:   plataforma de streaming
     
Local:   Microsoft Teams • YouTube
     
Mais info:   página web

   
QR Code:   qr code
Print

Número de visualizações (202)/Comentários (0)

Documentos para transferir

Mais endereços

Please login or register to post comments.