Lusíada parceira no estudo HBSC/OMS: apresentação de dados internacionais (2018).

Autor: Rita Neto Marques/terça-feira, 19 de maio de 2020/Categorias: Notícias, IPCE

Rate this article:
Sem classificação

Os resultados do estudo "A saúde e o bem-estar dos adolescentes: 'spotlight' da situação de Portugal" – Health Behaviour School-aged Children (HBSC)/Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes a 2018 já se encontram disponíveis.

Este estudo, do qual a Universidade Lusíada é parceira e que tem como vice-coordenadora nacional (deputy principal investigator) a Prof.ª Doutora Tânia Gaspar, realiza-se de quatro em quatro anos e tem como objectivo a análise dos comportamentos e da saúde dos adolescentes nos seus contextos de vida.

Em 2018, o HBSC/OMS integrou 45 países e reuniu amostras representativas de jovens de 11, 13 e 15 anos, tendo, no caso de Portugal, incluído alunos que frequentavam o 6.º, 8.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade.

Na base da investigação, encontram-se as respostas de 227 441 adolescentes, dos quais 5839 são portugueses (52,5% do género feminino), e foi analisada a sua posição relativamente à média dos outros países que integraram o estudo, no que respeita ao género, à faixa etária e ao nível socioeconómico da família, avaliado através da Family Afluence Scale (FAS).

O HBSC/OMS apresenta, numa perspectiva comparativa, dados relativos a actividade física, excesso de peso, imagem corporal, comportamento alimentar, violência, suporte social, comportamento sexual e saúde sexual, comunicação on-line, consumo de substâncias, saúde e bem-estar.




Ilustração – Cartaz do estudo HBSC/OMS.


No dia 19 de Maio de 2020, a Prof.ª Doutora Tânia Gaspar comentou os resultados da investigação nos meios de comunicação social, nomeadamente, nas rádios Antena 1, Observador (rubrica "Resposta pronta") e TSF.

A docente, na qualidade de Professora da Universidade Lusíada e investigadora responsável pelo estudo HBSC/OMS, estará presente, no dia 21 de Maio de 2020, pelas 22H00, no programa "Debate à 5.ª", da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), onde debaterá o tema "A incerteza da adolescência em tempos de incerteza".


relatório dos 45 países
 | dados referentes a Portugal

Print

Número de visualizações (440)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.