Lusíada celebra o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Autor: Rita Neto Marques/terça-feira, 5 de maio de 2020/Categorias: Notícias

Rate this article:
5.0

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado, pela primeira vez, a 5 de Maio de 2020.

Proclamado pela UNESCO em 25 de Novembro de 2019, tem como principal objectivo destacar o importante papel da língua portuguesa no âmbito da preservação e disseminação da cultura e civilização humanas.


HTML5 Vídeo

Ilustração – Mensagem da Dr.ª Audrey Azoulay, Directora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa.


Com mais de 265 milhões de falantes em todos os continentes, o português é a língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo, também, a língua oficial da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China.

Em entrevista ao "Jornal de Letras", o Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, refere a relevância deste dia: "Trata-se de uma decisão muito importante tomada pela Unesco, que deste modo reconhece o português como língua global e de comunicação internacional. Um gesto de grande valor simbólico e que abre muitas oportunidades para a sua projeção." O Professor Sampaio da Nóvoa destaca, igualmente, a importância da existência de "[…] uma ciência aberta e de grande circulação e o português tem de ser realmente também uma língua de ciência."

Devido à nova realidade social provocada pela pandemia, o Dia Mundial da Língua Portuguesa conta com iniciativas de celebração de natureza digital, nomeadamente, o evento comemorativo organizado pelo Camões Instituto da Cooperação e da Língua, em colaboração com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a UNESCO e a ONU News, que está disponível no respectivo canal no YouTube.

A par com este evento, a Câmara Municipal de Lisboa, no contexto do Lisboa 5L: o lugar de todas as letras, festival internacional de literatura e língua portuguesa, que foi adiado para Maio de 2021, lançou hoje uma plataforma digital que visa a promoção da língua, da literatura, de livros, de livrarias e de leitura na cidade de Lisboa. Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa, apresenta diversas iniciativas digitais que reúnem autores lusófonos e outras personalidades, exibindo, também, duas curtas-metragens do realizador Tiago Pereira.

A Universidade Lusíada, através da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, organizou o 1.º Congresso Internacional de Língua Portuguesa, que se realizou nos dias 27 e 28 de Fevereiro de 2013, no âmbito das comemorações do ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil. O evento, que teve a colaboração do Observatório da Língua Portuguesa e contou com a presença de investigadores, docentes e profissionais, promoveu a análise, a reflexão e o debate acerca da língua portuguesa, contribuindo, deste modo, para o seu ensino, promoção, difusão e projecção.

Reconhecendo a importância deste dia, a Mediateca da Universidade Lusíada junta-se a esta celebração mundial com a estreia do podcast "Ecos da Voz", partilhando a leitura de um excerto do texto "A voz do mar", de Vergílio Ferreira.



[FERREIRA, Vergílio (1999) – A voz do mar. In Espaço do invisível V. Lisboa : Bertrand. p. 83-84.]
Print

Número de visualizações (420)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.