Entrevista à Professora Tânia Gaspar: "A Psicologia vai ter um papel muito importante na etapa de desconfinamento".

Autor: Rita Neto Marques/terça-feira, 5 de maio de 2020/Categorias: Notícias, IPCE

Rate this article:
3.2

Professora associada na Universidade Lusíada, a Prof.ª Doutora Tânia Gaspar é directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, dirigindo, também, o Gabinete de Aconselhamento Psicológico e Promoção de Saúde (GAPPS) e a "Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente". Paralelamente, é investigadora no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e no Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS), entre outras unidades de investigação.

A Professora Tânia Gaspar aceitou, gentilmente, conversar com a Newsletter da Universidade Lusíada, tendo partilhado connosco não só a sua reflexão acerca do papel da Psicologia no momento singular que presentemente vivemos, mas também a motivação para o seu percurso académico e os seus temas de interesse enquanto investigadora, a importância da investigação no âmbito desta área do conhecimento, alguns projectos que se encontra a desenvolver, tendo falado, igualmente, acerca da missão e dos resultados do GAPPS, entre outros temas.

A escolha do percurso académico deveu-se ao seu "[…] interesse pelas pessoas, pelos comportamentos, pelos pensamentos e as emoções, pela forma como se relacionam, pela forma como reagem e gerem as situações, pelo facto de gostar de ouvir, de gostar de compreender e ajudar os outros, para eles serem pessoas mais próximas daquilo que gostariam de ser e que poderiam ser. No fundo, optimizar as possibilidades das pessoas. Respeito também muito as escolhas individuais, e respeito a diferença e procuro o bem-estar. […] Hoje, olhando para trás, considero que fiz uma boa escolha".

No contexto particular em que nos encontramos, a Professor Tânia Gaspar considera que a Psicologia tem como função apoiar no processo de adaptação, "[…] na manutenção dos comportamentos e hábitos de saúde e rotinas", no "[…] apoio à mudança de comportamentos […], por exemplo, cuidados de saúde quando a pessoa sai de casa […], manter também contactos com membros da família e com os amigos, monitorizar a saúde mental dos próprios e dos próximos, conseguir identificar se a pessoa está bem, se não está, estar atento aos outros que estão perto de nós, e manter também projectos a curto e a médio prazo, não achar que esta situação é uma situação complicada, mas que a médio prazo irá alterar e que a vida irá continuar", pelo que "A Psicologia é um importante aliado da adaptação a estas novas situações: na gestão do stress, nas relações sociais e familiares, nas situações laborais, na prevenção e diminuição do estigma social […], na gestão da doença e processo de luto […]". 

No âmbito do desconfinamento, a Psicologia terá, igualmente, um papel fundamental, nomeadamente, "[…] na gestão da ansiedade, no combate ao medo, na moderação dos comportamentos e na adaptação à nova realidade". 

A área da qualidade de vida e dos comportamentos de saúde é transversal a todos os estudos em que a Professora Tânia Gaspar colabora, sendo que o objectivo principal da investigação que desenvolve alia a ampliação do conhecimento a uma aproximação à prática, de modo a "[…] que o conhecimento que vem da investigação seja o contributo para melhorar a prática de intervenção, a vida das pessoas, as relações e também as próprias organizações onde as pessoas estão".

Através do GAPPS, que é dinamizado pelo IPCE e dirigido pela Professora Tânia Gaspar, a Universidade Lusíada apoia a sua comunidade escolar no que respeita a avaliação e aconselhamento psicológico, psicoterapia de apoio e psicoeducação, desenvolvendo, também, acções de intervenção e investigação junto da comunidade envolvente e de utentes de entidades parceiras.




Além de sugestões de leitura, a nossa entrevistada partilhou com a comunidade Lusíada uma playlist onde reuniu algumas sugestões musicais, que partilhamos no Spotify da Universidade Lusíada.


Print

Número de visualizações (2038)/Comentários (0)

Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.