Entrevista ao Professor Massimo Cavalli: "A música e a arte, no geral, trazem-nos algum conforto."

Autor: Rita Neto Marques/sexta-feira, 3 de abril de 2020/Categorias: Entrevistas, Notícias

Rate this article:
3.3

A Newsletter da Universidade Lusíada apresenta uma nova rubrica de entrevista, que pretende dar a conhecer, de uma forma mais dinâmica, a comunidade Lusíada.

Para inaugurar esta secção, divulgamos a entrevista ao Prof. Doutor Massimo Cavalli, coordenador e docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada, nomeadamente, das unidades curriculares de "Instrumento Principal" (baixo eléctrico e contrabaixo jazz), "Classe de Conjunto", "Improvisação Avançada" e "Introdução ao Estudo da Música Popular". 

Licenciado em Contrabaixo Jazz e Mestre em Interpretação Artística Jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Instituto Politécnico do Porto), e Doutor em Música e Musicologia, especialidade de Interpretação, pela Universidade de Évora, detém uma carreira musical e académica consolidada e brilhante, dividindo-se, actualmente, entre a música, a docência e a investigação. 

A música sempre fez parte da sua vida. Começou por tocar rock e heavy metal, bem como as sonoridades que marcaram a tendência em finais dos anos 80, inícios dos anos 90 do século XX.

O baixo e o contrabaixo são os seus instrumentos de eleição e considera que a vibração grave de ambos é algo que nos liga mais à terra. 

Neste momento particular e difícil em que nos encontramos e que obriga a que reinventemos a nossa forma de actuação social, o Professor Massimo Cavalli observa que "[…] a música e a arte, no geral, trazem-nos algum conforto".

A nível de investigação, tem particular interesse pela performance/interpretação, área em que desenvolveu o seu percurso académico, por estar ligada à mecânica e à improvisação, que é "[…] uma comunicação mais profunda".

Acerca da relação entre o talento de um músico e a formação académica, refere que "um músico profissional, antigamente, precisava de saber tocar [...]. Hoje em dia, um músico profissional precisa também de ser manager dele mesmo; de ser óptimo leitor para poder gravar música escrita; deve ser produtor, ou seja, o tipo de som que quer sacar com o seu instrumento, que é um bocado a sua imagem de marca, no fundo; deve ter competências a nível digital para poder, eventualmente, criar um website que permita ter alguma visibilidade; deve criar conteúdos e, neste sentido, é um leque de competências muito alargado". 

Desta forma, "[...] o talento não é tudo. Aliás, normalmente, pode ser um entrave, sobretudo, quando não é acompanhado de um estudo focado, ou seja, é preciso planear bem as coisas para conseguir amplificar e desenvolver o talento de uma pessoa", pelo que a formação académica é essencial para que o músico esteja bem preparado para os crescentes desafios que se colocam à sua profissão.

Assim, de acordo com o nosso entrevistado, "muitos dos músicos bem conseguidos e profissionais, no geral, […] são pessoas que estudam e que têm um método de estudo bastante pesado, mas eficaz", por isso, "a formação académica serve exactamente para conseguir que os alunos tenham as ferramentas apropriadas [...]", daí que a licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada apresente diversas possibilidades: interpretação, escrita, crítica, investigação.




De forma calorosa, o Professor Massimo Cavalli partilhou connosco alguns temas musicais, que divulgamos na seguinte playlist e no Spotify da Universidade Lusíada, e falou-nos de cada um deles.



O Professor Massimo Cavalli partilhou, também, com a comunidade Lusíada um medley composto pelos temas "Malafemmena", de Totò, e "Someday my prince will come", de Frank Churchill.




O nosso entrevistado aceitou amavelmente abrir-nos, assim, uma porta virtual para o universo da música jazz, do seu ensino e investigação.


_________________________________________
© Fotografia do banner: Mário Ferreira, [s.d.].
Print

Número de visualizações (718)/Comentários (0)

Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.