Centros de Documentação Europeia das Universidades Lusíada participam em seminário organizado pela Comissão Europeia.

Autor: Ana Rita Ribeiro/sexta-feira, 6 de dezembro de 2019/Categorias: Notícias

Rate this article:
5.0
Nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2019, a Direcção-Geral da Comunicação organizou um seminário de formação para os Centros de Documentação Europeia (CDE) que contou com a presença de cerca de 100 representantes de 24 Estados-Membros da União Europeia. Portugal esteve representado pelos CDE do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade da Madeira, da Universidade de Aveiro, da Universidade de Évora, da Universidade do Algarve, da Universidade dos Açores, da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa e Porto, da Universidade Lusíada - Lisboa e Norte (Porto), através dos respectivos coordenadores: Liliana dos Santos Gonçalves, Maria Iolanda Pereira, Margarida Isabel Almeida, António Chambel Cachopas, Maria João Barradas, Rolando Lalanda Gonçalves, Ana Folque de Gouveia, Maria João Pinto, Helder da Rocha Machado e Olinda Simões Martins. Este ano, foi, também, convidado um Centro de Informação Europe Direct (CIED) de cada país. A delegação de CDE portugueses foi, por isso, acompanhada por Ana Simão Pereira, representante do CIED do Alto Alentejo - Instituto Politécnico de Portalegre.

Ilustração 1 - Delegação portuguesa. (Fotografia anónima, 2019)

O tema deste ano foi o alcance da rede de CDE dentro da comunidade académica. Após os discursos de abertura de Dario Nardella, Presidente da Câmara de Florença, e do Prof. Renaud Dehousse, Presidente do Instituto Universitário Europeu, as primeiras sessões paralelas incluíram várias reflexões sobre as melhores práticas para fortalecer os contactos com os principais parceiros da rede de CDE, com o objectivo de envolver mais a comunidade académica no debate sobre o futuro da União Europeia (UE) através da análise das práticas de cooperação com as estruturas de acolhimento e a comunidade académica, através de uma parceria mais estreita com outras redes Europe Direct e através da conjugação de forças com outras redes de informação europeias.

Ilustração 2 - Pormenor da apresentação de Alessandro Giordani. (Fotografia de Helder da Rocha Machado, 2019)

Estas sessões paralelas foram seguidas de um momento de brainstorming sobre visões e ideias de como estabelecer uma parceria mais estreita entre os CDE e outras redes. No final da sessão, os participantes tinham reunido um grande número de ideias sobre como promover uma cooperação mais próxima com a academia, como promover as prioridades da UE e como superar eventuais obstáculos para aumentar o alcance da sua actuação. O primeiro dia de formação terminou com uma visita guiada aos Arquivos Históricos da União Europeia.

Ilustração 3 - Visita aos Arquivos Históricos da União Europeia. (Fotografias de William Castaldo, 2019)

No último dia do evento, tiveram lugar apresentações sobre: o portal do Serviço de Publicações, os programas europeus, oportunidades e recursos para estudantes e investigadores, um estudo de caso de troca de informação entre os centros de informação europeia a nível internacional e os desafios do arquivo web da UE.

Ilustração 4 - Pormenor do Workshop 2: "Closer partnership with other Europe Direct networks". (Fotografia de Helder da Rocha Machado, 2019)

No encerramento do evento, Alessandro Giordani, da Direcção-Geral de Comunicação, agradeceu a participação dos CDE e destacou a importância do papel desta rede na promoção de uma cidadania europeia activa. É uma rede que tem um posicionamento chave - ambiente académico - ideal para auxiliar na diminuição do fosso entre a UE e os seus cidadãos, criado por crescentes populismos e ideais eurocépticos. O novo acordo de cooperação, assinado em 2018, convida, por isso, os CDE a acompanhar e a se manterem actualizados sobre as políticas e programas da UE e a dinamizarem debates e iniciativas sobre temáticas europeias dentro da academia. Neste sentido, a Comissão Europeia irá apoiar este tipo de iniciativas, estando, no entanto, consciente das limitações de cada CDE. Recomenda que a rede estabeleça parcerias de colaboração com a rede CIED e Team Europe e que promova a divulgação das iniciativas da UE, como a mais recente prioridade da Comissão Europeia, o Pacto Ecológico Europeu.

Ilustração 5 - Fotografia de grupo dos participantes no evento. (Fotografia de William Castaldo, 2019)

sítio web | fotogaleria | facebook cde

Print

Número de visualizações (504)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.