Estudantes e antigos estudantes de Design representam a Lusíada na exposição Y, Desenhar Portugal.

Autor: Rita Neto Marques/quarta-feira, 20 de novembro de 2019/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
Sem classificação

Estudantes e antigos estudantes da licenciatura em Design e do mestrado em Design apresentarão os seus projectos na exposição Y, Desenhar Portugal, que será inaugurada a 22 de Novembro de 2019, pelas 19H00, na Galeria Municipal de Matosinhos, no âmbito da Porto Design Biennale.

A exposição, que estará patente até 23 de Fevereiro de 2020, integra a secção "Projeto Escolas", da Porto Design Biennale, um evento organizado pelo esad–idea, Investigação em Design e Arte  (Centro de Investigação da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos – ESAD), com a promoção das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos, constituído por exposições, conferências, performances, entre outras iniciativas, que, a partir do tema “Post Millennium Tension”, pretende pensar o design e a sua posição perante as transformações do novo milénio. 

No contexto deste projecto, foram convidadas "[…] 35 escolas de design portuguesas – públicas e privadas, de ensino politécnico e universitário, continentais e insulares, com formação nos três ciclos de estudo –, a participarem numa mostra crítica do design que se fez nos últimos três anos […]", considerando que "As escolas constituem, talvez, o maior e mais fecundo recurso crítico de investigação e desenvolvimento em Design, conciliando-o com a realidade de cada território e cultura", pode ler-se no sítio web do certame.

Os projectos dos estudantes e antigos estudantes, referentes aos três anos lectivos transactos, foram desenvolvidos no âmbito da unidade curricular de “Design III”, da licenciatura em Design, e da unidade curricular de “Projecto de Design”, do mestrado em Design, tendo sido acompanhados e seleccionados pelos docentes Prof. Doutor Arqt. Fernando Manuel Domingues HipólitoProf. Doutor Pedro Duarte Cortesão MonteiroProf. Doutor Designer Pedro José Gentil-Homem Correia da SilvaProf. Doutor Designer Rui Humberto de Matos Dias e Mestre Designer Carlos Humberto Mateus de Sousa Bártolo:

Licenciatura em Design:
  • Designer Marta Sternberg Simões Gaspar – “Help”;
  • Designer Natacha Eliana Santos Pereira – “Move to Talk”;
  • Designer Ana Patrícia Santos Jaleca – “Chuse”;
Mestrado em Design:
  • Designer Lea Vanessa Single – “Panorâmico de Monsanto”;
  • Designer Cláudia Sofia Matos Manso – “Via”;
  • Designer Fábio Coelho Fernandes – “Escada Sonora”.

De acordo com Francisco Providência, Joana Quental e Rui Costa, curadores do projecto "Y, Desenhar Portugal", "O conjunto dos 60 projetos constitui uma sinopse do pensamento em Design, revelando a pertinência e contributo de cada uma das escolas aqui representadas pelos seus alunos e professores, ilustrando as preocupações da Geração Y (ou Millennial), mas também da ontologia do próprio Design que, tal como o desenho, se funda na convergência entre um desenhador (autor singular ou coletivo), um meio de produção (tecnologia) e um desejo ou propósito (programa)" [página web do projecto].

Print

Número de visualizações (428)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.