Doutora Marta Jecu lecciona no curso de Curadoria e Práticas Interdisciplinares.

Autor: Rita Neto Marques/quinta-feira, 14 de novembro de 2019/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
3.3

O curso livre de Curadoria e Práticas Interdisciplinares tem a direcção científica do Prof. Doutor Horácio Bonifácio, da Mestre Arqt.ª Madalena Folgado e do Arqt. Luís Batista, d'Os Espacialistas, colectivo artístico apoiado pela Universidade Lusíada (UL), com residência artística na UL – LAR, Laboratório de Arquitectura e Arte.

Esta iniciativa visa o desenvolvimento de competências de curadoria, através de uma abordagem interdisciplinar, apresentando o papel do curador na perspectiva da História da Arte contemporânea dos anos 80 até à actualidade, que se desenvolve numa intersecção de campos de produção, assim como as linhas de cruzamento entre a Arte e as práticas arquitectónicas, e a intersecção entre o papel de curador e o de artista, no que respeita à actuação no espaço social.

Destinado a arquitectos, estudantes de Arquitectura e Arte, bem como a todos os interessados, o curso será ministrado pela Doutora Marta Jecu, que se tem destacado internacionalmente a nível da curadoria e que foi cocuradora da exposição "Over Flow", do artista japonês Tadashi Kawamata, que esteve patente no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em 2018. A Mestre Arqt.ª Madalena Folgado e o Arqt. Luís Batista terão, também, a seu cargo algumas sessões.

Partindo de uma metodologia teórico-prática, o curso é constituído por análise textual e de exposições, sendo que serão convidados artistas, arquitectos e curadores, e realizadas visitas a galerias de Arte e Arquitectura, eventos e exposições, em Lisboa. Deste modo, além do recurso a bibliografia, haverá espaço para uma interpretação conjunta de exposições, catálogos e revistas recentes. Pretende-se, assim, que os estudantes desenvolvam projectos de curadoria a serem implementados num dos espaços da UL, numa intersecção entre a Arte e a Arquitectura.

página webinscrições

Print

Número de visualizações (824)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.