Professor Vasco Mendonça lança Step Right Up.

Autor: Rita Neto Marques/segunda-feira, 11 de novembro de 2019/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

O compositor Vasco Mendonça, docente na licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada, lançará o álbum "Step Right Up", no dia 28 de Novembro, pelas 18H00, na Sala Foyer VIP da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

O álbum, composto por três peças – “Step Right Up”, “Group Together, Avoid Speech” e “Unanswerable Light” –, é editado pela prestigiada editora internacional Naxos Records, com o apoio do Programa Rolex Mestres e Discípulos e a coprodução da FCG.

No evento, estarão presentes Rebecca Irvin, directora do Programa Rolex Mestres e Discípulos, Kaija Saariaho, reconhecida compositora finlandesa e mentora de Vasco Mendonça no referido programa, e Risto Nieminen, director da Gulbenkian Música, que apoiou a gravação do disco pela Orquestra Gulbenkian

Durante a sessão de lançamento, será apresentado um documentário da gravação do álbum, com realização da FCG, bem como as peças “Leino Songs”, de Kaija Saariaho, e “Three Settings of Larkin”, de Vasco Mendonça, interpretadas pela soprano Raquel Camarinha e pelo pianista francês Yoan Héreau.

HTML5 Vídeo

O concerto para piano e orquestra “Step Right Up”, uma das peças que compõem a obra, resultou de um pedido dirigido ao compositor português no contexto de uma parceria entre a FCG e a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, com vista à criação e partilha de música contemporânea entre Portugal e o Brasil. A referida peça teve a sua apresentação de estreia em 2018, em Lisboa, na FCG, com Roger Muraro, célebre pianista francês, e a direcção do maestro americano Benjamin Shwartz.

O crescente reconhecimento internacional de Vasco Mendonça valeu-lhe distinções de relevo, como o Prémio de Composição Lopes Graça, em 2004, o Compositor em Residência na Casa da Música, em 2007, e o Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative, em 2014/2015.  

Print

Número de visualizações (812)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.