CITAD promove aula aberta sobre construção sustentável.

Autor: Jorge Carvalho/quinta-feira, 31 de outubro de 2019/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

Decorreram na Universidade Lusíada, nos dias 29 e 30 de Outubro de 2019, duas aulas abertas apresentadas pela Prof.ª Doutora Arqt.ª Francesca Giglio, do Dipartimento di Architettura e Territorio da Università Mediterranea di Reggio Calabria, sob o tópico da construção civil sustentável, numa iniciativa organizada pelo Prof. Doutor Arqt. Alberto Cruz Reaes Pinto, coordenador do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD).

Na prelecção intitulada From temporary to circular: low building technologies, o Professor Alberto Reaes Pinto iniciou a sessão ao salientar as preocupações dos efeitos da globalização na economia, colocando o enfoque na coordenação dos sistemas de produção com a premissa de reciclagem de materiais e energias, tendo em vista a minimização dos desperdícios e optimização dos recursos do planeta. 


Pormenor da aula aberta com a Prof.ª Doutora Francesca Giglio (Fotografia de Jorge Carvalho, 2019)

A Arqt.ª Francesca Giglio, por sua vez, abordou as novas soluções de baixa tecnologia, que possibilitam a redução dos impactos negativos da construção, através do emprego de materiais locais, renováveis e de baixa energia incorporada, cujo ciclo de vida não termine com a perenidade do edificado.

No âmbito deste modelo alternativo, a arquitecta convidada apresentou, ainda, um caso de estudo que se opõe ao tradicional conceito de fim de vida da economia linear, enfatizando que o valor das empresas que operam debaixo deste conceito não está assente, apenas, no que é avaliável economicamente, mas também no seu impacto ambiental e na  responsabilidade social.

página web | calendário | fotogaleria

Print

Número de visualizações (218)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.