Papel da NATO é debatido na Universidade Lusíada.

Autor: Jorge Carvalho/segunda-feira, 14 de outubro de 2019/Categorias: Notícias, FD

Rate this article:
Sem classificação

Decorreu na Universidade Lusíada, nos dias 10 e 11 de Outubro de 2019, o International Seminar: NATO: New Challenges & New Solutions, iniciativa organizada pelo Prof. Doutor José Francisco Lynce Zagalo Pavia, coordenador do Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança (CLIPIS), e pelo Dr. Davide Avison Afonso, do Young Euro-Atlantic Council, com o apoio do Public Diplomacy Division, da North Atlantic Treaty Organization (NATO).

O referido evento incluiu dois painéis realizados na manhã do dia 10 de Outubro, onde foram debatidos os papéis político e militar que a NATO desempenha nos diversos pontos do globo e as novas formas de abordagem à segurança dos países membros, face aos desafios das guerras híbridas e da problemática da segurança cibernética.


Em cima: pormenor do auditório. Em baixo: pormenor da simulação. (Fotografia de Jorge Carvalho, 2019)

No desfecho das intervenções dos referidos painéis, estendeu-se o espaço de intervenção à plateia, onde os estudantes colocaram as suas interrogações acerca dos diversos litígios actuais no panorama mundial e em que moldes a NATO pode intervir nas vertentes militar e diplomática ou no apoio às populações afectadas por estes conflitos.

Na segunda metade do dia 10, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar uma simulação dentro de um cenário fictício de crise contemporânea e criar as respectivas resoluções de segurança colectiva. O último dia deste evento, foi dedicado ao debate das propostas avançadas durante o exercício de simulação. 

página web | calendário | fotogaleria
Print

Número de visualizações (684)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.