Professor Horácio Bonifácio publica artigo de opinião na revista Arq./a.

Autor: Rita Neto Marques/quinta-feira, 5 de setembro de 2019/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
4.0

O Prof. Doutor Horácio Bonifácio, director da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada (UL), publicou o artigo de opinião intitulado “Notas sobre o ensino da arquitectura” em Arq./a: Arquitetura e Arte, uma revista portuguesa de referência na área da arquitectura e arte contemporâneas.

Tendo como mote o papel determinante da arquitectura e do arquitecto na sociedade, o autor aborda a importância do mestrado integrado em arquitectura na formação académica do estudante desta área do conhecimento, no que respeita ao entendimento da arquitectura como fenómeno plural, bem como à necessidade de o estudante desenvolver determinadas aptidões e competências que lhe permitam apreender e agir de forma consentânea neste universo, ou seja, “[…] aprender a conhecer, a conceber, a analisar, a representar, a projectar, a entender o espaço, a entender a importância dos materiais, os sistemas construtivos e estruturais, a abarcar o ambiente, o espaço urbano e o território, as questões sociais, económicas e legais, a entender e inserir os objectos arquitectónicos no tempo”.

No seu artigo de opinião, o Professor Horácio Bonifácio refere também as diversas necessidades e os complexos desafios com os quais o estudante actualmente se depara, sublinhando a urgência de o arquitecto “[…] se reconverter e acomodar aos novos paradigmas da profissão que são também, simultaneamente, novas possibilidades de actividade que anteriormente não existiam”, sendo que esta adaptação é extensível às escolas de arquitectura: “Na Faculdade de Arquitectura e Artes […] sempre fizemos e continuaremos a fazer todos os possíveis para cumprir os desígnios da evolução da prática arquitectónica, de modo a honrar a arquitectura portuguesa, que, quer hoje, como em muitos momentos no passado se constitui como uma identidade muito própria e com uma qualidade assinalável.”

A publicação do artigo do Professor Horácio Bonifácio na revista Arq./a é mais uma forma de reconhecimento do percurso académico e profissional do autor, elevando o nome da UL e projectando, simultaneamente, mestrado integrado em arquitectura.



[Fonte: Bonifácio, Horácio – Notas sobre o ensino da arquitectura. Arq./a: Arquitetura e Arte. Lisboa. ISSN 1647-077X. 135 (Julho-Setembro 2019) 96-97.]

Print

Número de visualizações (531)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.