Lusíada no IASJ Jazz Meeting, em Zagreb.

Autor: Rita Neto Marques/quinta-feira, 25 de julho de 2019/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
2.5

O Prof. Doutor Massimo Cavallicoordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada – Lisboa, e Eduardo Candeias Faustino, estudante do 2.º ano desta licenciatura, participaram no IASJ Jazz Meetingque decorreu entre 29 de Junho e 5 de Julho de 2019, em Zagreb, na Croácia.

Promovido pela International Association of Schools of Jazz (IASJ), organização mundial dedicada ao jazz que tem como missão estabelecer e fortalecer a cooperação entre escolas de jazz de todo o mundo, e organizado pela Rock Akademija, escola de jazz situada em Zagreb, o evento, que se realiza anualmente num país diferente, reuniu nesta edição mais de 80 participantes de nível superior, incluindo estudantes, professores e responsáveis pelos departamentos de jazz das melhores escolas do mundo, que se juntaram em actuações, workshops, jam sessions, masterclasses e palestras (programa).



David Liebmansaxofonista e flautista norte-americano mundialmente reconhecido e director artístico da IASJ, apresentou-se em concerto na primeira noite do evento. No segundo dia, após actuarem em jam session, os estudantes foram agrupados em sete combos, considerando-se a diversidade de nacionalidades, e, sob a orientação dos professores, tocaram em conjunto nos dias seguintes. As jam sessions de professores aconteceram a 1 de Julho e contaram com a participação do Professor Massimo Cavalli. Nas duas últimas noites do evento, tiveram lugar, no Vatroslav Lisinski Concert Hall, os concertos finais dos combos, que deram a conhecer os seus temas originais, tendo o combo de Eduardo Faustino, que se apresentou com guitarra, actuado no dia 4 de Julho.

HTML5 Vídeo

O IASJ Jazz Meeting, reconhecendo a importância da criação de uma rede de contactos internacional e promovendo o encontro entre estudantes, professores e coordenadores de cursos de jazz, proporciona uma partilha de experiências enriquecedoras, fomentando, simultaneamente, a reflexão, o debate e a criação de novas ideias acerca do jazz, bem como da formação e da investigação no âmbito deste género musical.

Print

Número de visualizações (488)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.