CITAD presente no Encontro Ciência 2019.

Autor: Rita Neto Marques/sexta-feira, 12 de julho de 2019/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

O Centro de Congressos de Lisboa recebeu, nos dias 8, 9 e 10 de Julho, o Encontro Ciência 2019. Promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio institucional do Governo, esta reunião anual da comunidade científica portuguesa proporciona o encontro entre investigadores de várias áreas do conhecimento, fomentando a reflexão e o debate sobre o que de mais actual se faz no âmbito da Ciência e da Tecnologia, contando também com a presença de convidados estrangeiros e de estudantes dos ensinos básico, secundário, profissional e superior, estando aberta ao público em geral. Pretende-se, assim, não só aproximar a comunidade científica, mas também estabelecer e consolidar a colaboração com vários tipos de parceiros.

O evento, que teve o Reino Unido como país convidado, celebrou este ano alguns acontecimentos científicos de relevo: 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, 150 anos da criação da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, 100 anos da expedição de Arthur Eddington a São Tomé e Príncipe, 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU) e 50 anos da chegada do Homem à Lua. 



Nesta edição, teve também lugar a iniciativa "Tanque de Ideias", em que estudantes dos ensinos básico, secundário, profissional e superior apresentaram os seus projectos centrados na qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, a fim de serem votados pelos participantes do evento, com vista à obtenção de financiamento.

Neste encontro, que é constituído por sessões plenárias, comunicações, pósteres e demonstrações, num ambiente de interacção e partilha de experiências, foram apresentados projectos que estão a ser desenvolvidos pela comunidade científica (programa).

No âmbito da sua actividade científica, o Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD) deu a conhecer os projectos de investigação que tem vindo a desenvolver:

 

8 de Julho:

Apresentação de posição: Plataformas digitais e e-learning.

9 de Julho:

Comunicações: Cidades e comunidades sustentáveis.

Entrevistado pela SIC Notícias, o Professor Alberto Reaes Pinto, coordenador do CITAD, falou do seu projecto de investigação no âmbito de blocos de encaixe de baixo carbono.

HTML5 Vídeo

 

De acordo com a Prof.ª Doutora Zita Martins, comissária do Encontro Ciência 2019, o evento é um "[...] momento único de reflexão anual sobre o estado da Ciência e da Tecnologia em Portugal e na Europa" (Ciência 2019).

Print

Número de visualizações (245)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.