Lusíada aposta na formação em Jazz e Música Moderna.

Autor: Jorge Carvalho/terça-feira, 4 de junho de 2019/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
Sem classificação

Em Portugal, a área do Jazz e Música Moderna apresenta-se em clara expansão, contando com um crescente número de músicos e eventos performativos a ela associados. Contudo, este meio apresenta um défice em termos de formação universitária.

Nesse sentido, a licenciatura em Jazz e Música Moderna vem colmatar as necessidades existentes na formação de licenciados nesta área. Com efeito, são inúmeros os sectores onde existe empregabilidade, nomeadamente em torno da indústria musical e do ensino da música. Este curso procura, ainda, objectivar-se na concessão de uma formação que permita ao futuro licenciado frequentar outros ciclos de estudos, de modo a que este possa vir a aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos nesta área, assim como desempenhar funções de docência em instituições de ensino público e privado.

A Universidade Lusíada é um membro associado da International Association of Schools of Jazz (IASJ), uma associação que tem como objectivo promover o estabelecimento e ampliação de uma rede de escolas  para fomentar o intercâmbio de alunos e professores.

Tendo em conta que o ensino superior de música  funciona como um vínculo entre estudo e vida profissional, a licenciatura da Universidade Lusíada prepara os estudantes para integrar o seu conhecimento e prática em experiência profissional através de masterclasses com especialistas portugueses e internacionais. Estas iniciativas, constantes ao longo do ano lectivo, são focadas em questões temáticas e prioridades estratégicas que permitem aos alunos desenvolver práticas eficazes, fornecendo-lhes a possibilidade de melhorar o seu talento com professores e profissionais qualificados.




O Coro de Jazz da Lusíada, constituído em 2017, tem vindo, igualmente, a desempenhar um papel importante no ensino da música. A voz é um instrumento único, e independentemente do género musical: Jazz, Pop, Folk ou 'Clássica', o cantar em coro é uma maneira de ligar os estudantes e fazer sobressair as características dos diferentes estilos de música.

O 1.º ciclo de estudos conducente à atribuição do grau de licenciado em Jazz e Música Moderna tem como objectivo dotar o estudante de um nível de competências genéricas na área específica do curso, como objectivo de formar profissionais capazes de analisar, conceber, implementar e gerir projectos ao nível do Jazz e da Música Moderna, utilizando novas competências e metodologias adquiridas na sua formação. Deste modo, esta licenciatura irá preparar instrumentistas, críticos musicais, compositores e professores especializados na área do Jazz, da Música Moderna e da Música Ligeira. O ecletismo dos estudantes de música da Universidade Lusíada é uma das características principais, deixando-os preparados para receber e explorar diferentes universos sonoros contemporâneos.

O corpo docente desta licenciatura está representado por alguns dos mais proeminentes músicos nacionais com carreiras ligadas principalmente ao Jazz, mas com colaborações extensivas a outros artistas de diferentes áreas musicais. A licenciatura em Jazz e Música Moderna tem a coordenação do Prof. Doutor Massimo Cavalli, que é também  docente das unidades curriculares de "Baixo Eléctrico", "Contrabaixo", "Classe de Conjunto", "Improvisação Avançada", "Recital" e "Introdução ao Estudo de Música Popular". Eis a composição completa do corpo docente:


  • Desidério Lázaro - Docente das unidades curriculares de "Saxofone", "Classe de Conjunto" e "Improvisação Avançada";
  • Joana Machado - Docente das unidades curriculares de "Voz", "Formação Auditiva" e "Classe de Conjunto";
  • Jorge Moniz - Docente das unidades curriculares de "Bateria" e "História do Jazz";
  • Vasco Mendonça - Docente das unidades curriculares de "Harmonia", "Formação Auditiva", "Coro de Jazz" e "Composição e Arranjo";
  • Mário Delgado - Docente da unidade curricular de "Guitarra";
  • Nuno Costa - Docente da unidade curricular de "Guitarra";
  • Moisés Fernandes - Docente das unidades curriculares de "Trompete" e "Classe de Conjunto";
  • Alexandre Diniz - Docente das unidades curriculares de "Piano" e "Classe de Conjunto";
  • Pedro Duarte Pestana - Docente das unidades curriculares de "Introdução ao Estudo do Som" e "Técnicas Áudio";
  • Rui Cabral Lopes - Docente das unidades curriculares de "Culturas Musicais do Mundo" e "História da Música Ocidental".

A candidatura aos concursos institucionais para a matrícula e inscrição no referido curso, apresenta os seguintes requisitos:

Candidatura: Após a realização da candidatura e antes da sua aprovação para efeitos de colocação, o candidato realizará uma prova de aferição na qual será avaliado individualmente por parte de um júri, composto pelo menos por dois professores, quanto às suas competências instrumentais, conhecimentos básicos a nível harmónico, rítmico, de leitura e repertório. A candidatura considera-se aprovada para efeitos de colocação quando o candidato obtiver a classificação de "satisfaz" na referida prova de aferição. Esta prova terá uma duração aproximada de 20 minutos por cada candidato.

Prova de aferição (conteúdos): Interpretação de uma peça do cancioneiro Norte-Americano (standard) à escolha do candidato. A peça poderá ser interpretada a solo (melodia, improvisação e acompanhamento) ou utilizando uma base musical (play-a-long, CD áudio, leitor mp3 ou outro) ou com músico acompanhante que o candidato deverá providenciar.

Prova de conhecimentos gerais de música: (1) leitura rítmica, harmónica e melódica; (2) prova oral de conhecimentos básicos de harmonia e formação auditiva.

Calendário das provas de aferição:

 Fase Concurso Data Hora
1.ª
1.º
22.07.2019 10H00
14H30
1.ª 2.º 03.09.2019 10H00
14H30
2.ª
1.º
16.09.2019 10H00
14H30
2.ª 2.º 23.09.2019 10H00
3.ª 1.º 07.10.2019 10H00
3.ª 2.º 28.10.2019 10H00

página web do curso | ingresso | maiores de 23 anos | candidaturas onlineprémio de mérito | protocolos
Print

Número de visualizações (27)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.