A série "Atelier d’Arquitetura" dedica documentário aos Espacialistas.

Autor: Jorge Carvalho/quinta-feira, 2 de maio de 2019/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
5.0
Os Espacialistas, projecto arquitectónico artístico criado em 2008 em contexto académico, e com residência artística  na Universidade Lusíada – L.AR, Laboratório de Arquitectura e Arte – foram os protagonistas do programa televisivo Atelier d'Arquitetura, uma  série documental com 26 episódios sobre arquitectura portuguesa contemporânea, da autoria do Prof. Doutor Arqt. Victor Manuel Canedo Neves e do Urbanista Carlos Lopes, e que tem estado a ser transmitida na RTP2.

O programa foi filmado parcialmente na sala 1P, do campus da Quinta do Almargem, onde está actualmente instalada, segundo as palavras do Arqt. Luís Maria Baptista, a "[...] sala de aula experimental onde diariamente se criam e constroem os pontos de contacto entre arte e a arquitectura", denominada L.AR. O L.AR é um lugar desenhado como casa de ensaio "espacialista",  um espaço onde estão instalados desenhos e fotografias, objectos, conceitos e metodologias desenvolvidas pelo grupo e onde foram recolhidos depoimentos de alguns dos membros do colectivo.

HTML5 Vídeo

O Arqt. Luís Maria Baptista, fundador do grupo e principal entrevistado ao longo do programa, falou da história d'Os Espacialistas, o como e o porquê do seu nascimento, tendo abordado alguns dos projectos realizados, explicando também as práticas que envolvem a premissa de actuação e intervenção no espaço que é a matéria-prima sobre o qual recai toda a acção artística.
O programa contou ainda com o testemunho do escritor Gonçalo M. Tavares que referiu a importância da colaboração com Os Espacialistas, da qual se destaca o livro "Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens" (Caminho, 2013).

O programa "Atelier d'Arquitetura" vai percorrer, ao longo de 26 semanas, edifícios, estruturas, conceitos, peças, casas ou museus que mais se destacam no território nacional, e conta com o apoio, na selecção dos conteúdos, da "Arqa: Revista de Arquitectura e Arte", cujo director é também o Prof. Doutor Arqt. Victor Manuel Canedo Neves, docente da licenciatura em Arquitectura (mestrado integrado), da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada.

O docente é, também, director, desde 2001, da colecção "Sebentas d'Arquitectura", publicação monográfica da referida Faculdade.
Print

Número de visualizações (128)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.