Investigadores da Lusíada colaboram no projecto cultural VICENTE.

Autor: Jorge Carvalho/terça-feira, 5 de fevereiro de 2019/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
5.0

O projecto cultural VICENTE, que promoveu de modo transdisciplinar a contemporização do mito de São Vicente, em oito edições anuais, reunindo um elenco de autores e artistas de renome nacional e internacional, contou com a colaboração de docentes e investigadores da Universidade Lusíada; nomeadamente, o Prof. Doutor Arqt. Carlos Manuel Lampreia da Silva, investigador do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD) e docente da unidade curricular “Projecto II” da licenciatura em arquitectura (mestrado integrado); o Prof. Doutor José Manuel Morais Anes, investigador do Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança (CLIPIS) e docente do mestrado em Segurança e Justiça; e a Mestre Arqt.ª Madalena Alexandra Folgado Costa, investigadora do CITAD e colaboradora do projecto "Observatório do Património", respectivamente nas edições de 2013 e 2017.

Com a curadoria do Prof. Doutor Mário Jorge da Câmara de Melo Caeiro, investigador do Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA) do Instituto Politécnico de Leiria, este projecto nasceu e foi, desde a sua primeira edição em 2011, albergado no projecto cultural Travessa da Ermida, em Belém, que, conjuntamente com o Museu de Lisboa (Palácio Pimenta), inaugurou no dia 1 de Fevereiro de 2019 a exposição "VICENTE. Mito em Lisboa".

Articulando património e criação contemporânea, esta exposição promete ser o corolário das oito edições de VICENTE, onde foi lançado, em cada uma, um diferente repto em torno deste mito tão dialogante a autores nacionais e internacionais, cuja produção cultural é, agora, mais amplamente exposta. As peças realizadas pelos artistas convidados entre 2011 e 2018 irão estar em diálogo com peças seleccionadas do Museu e com o seu próprio espaço físico: palácio e jardins.

O projecto de arquitectura da exposição é do ateliê CLAN, e no decurso da sua duração, até ao dia 28 de Abril de 2019, irão decorrer vários eventos: passeios performativos, conversas e visitas guiadas, algumas delas com a presença dos autores mencionados. Deste conjunto de iniciativas, destaca-se o dia do lançamento e apresentação do livro "VICENTE. Símbolo de Lisboa", prefaciado pelo Prof. Doutor Peter Hanenberg e com posfácio do Prof. Doutor António Castro Caeiro que reúne os textos dos autores das oito edições. A restante programação e conteúdos da exposição pode ser consultada no "Jornal VICENTE".

Texto de: Madalena Folgado Costa

Print

Número de visualizações (421)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.