Novidade editorial - A visitação do mestre D. Jorge ao Mosteiro de Santos da Ordem de Santiago e ao seu património.

Autor: Ana Rita Ribeiro/terça-feira, 20 de fevereiro de 2018/Categorias: Novidades editoriais

Rate this article:
Sem classificação

A Universidade Lusíada Editora (ULE) acaba de publicar o livro "A visitação do mestre D. Jorge ao Mosteiro de Santos da Ordem de Santiago e ao seu património (1513-1514)", do Prof. Doutor Joel Silva Ferreira Mata, docente da Universidade Lusíada - Norte.


Esta nova publicação resulta, segundo o autor, "da transcrição da visitação efectuada por D. Jorge e os restantes oficiais eleitos no Capítulo Geral da Ordem de Santiago, realizado em Palmela, em 1508, para acompanhar, na vaga de visitas que teve lugar a partir de 1510". No Capítulo Geral da Ordem, realizado a 23 de Julho de 1509, no Convento de Palmela, foi decidido fazer o levantamento cadastral do património, em todas as comendas, pois corria a "voz da fama" de que muitos prédios estavam ilicitamente ocupados perdendo-se as suas rendas. É neste contexto que surge esta importante visitação pela qual D. Jorge confirma, pessoalmente, o estado dos bens pertencentes às mulheres do hábito de Santiago.


O Prof. Doutor Joel Silva Ferreira Mata é docente de História da Cultura Portuguesa, de História Diplomática de Portugal e de História Económica e Social. Para além da actividade de docência, é autor de vários trabalhos realizados na área da história económica, social, religiosa e institucional, alguns dos quais já foram publicados pela ULE, nomeadamente "Lições de história da cultura portuguesa" (2.ª edição - 2013) e "A comunidade feminina da Ordem de Santiago : a comenda de Santos na Idade Média" (2016).

base lusíada
Print

Número de visualizações (161)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.