Filme produzido por investigadores do CITAD estreia em Nova Iorque, no Architecture & Design Film Festival.

Autor: Jorge Carvalho/terça-feira, 31 de outubro de 2017/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
4.0

O documentário "Aires Mateus: matéria em avesso", com a realização de Henrique Câmara Pina, foi seleccionado para integrar o programa do Architecture & Design Film Festival, evento cinematográfico que celebra a relação criativa entre arquitectura e design. A obra conta com a produção da Prof.ª Doutora Arqt.ª Maria João dos Reis Moreira Soares, da Prof.ª Doutora Arqt.ª Susana Maria Tavares dos Santos Henriques e do Prof. Doutor Arqt. João Miguel Ferreira Couto Duarte, docentes da licenciatura em Arquitectura (mestrado integrado) e investigadores do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD). O trabalho conta, ainda, com o contributo do músico Noiserv (David Santos) que compôs a banda sonora.

Em "Aires Mateus: matéria em avesso", a câmara observa oito ambientes arquitectónicos concebidos no Atelier Aires Mateus, a partir da "[...] forte ligação que estabelecem a um território marcadamente português e, num segundo nível, ao corpo - através de uma linguagem, muitas vezes, com referências na dança contemporânea", protagonizada pela bailarina Teresa Alves da Silva. Apesar das propostas de Manuel e Francisco Aires Mateus revelarem uma linguagem com impacto universal, a relação do corpo arquitectónico construído em redor do vazio e em redor da luz, veicula a herança de uma história e de uma cultura identitária da tradição portuguesa.



A peça, com a duração de 65 minutos, partiu de um trabalho de investigação dos três arquitectos do CITAD sobre a obra dos irmãos Aires Mateus e a narrativa desenvolve-se maioritariamente dentro dos espaços criados pela dupla. A adaptação para tela foi produzida pela Moonway Films e realizada por Henrique Câmara Pina. O filme terá estreia mundial, no dia 4 de Novembro de 2017, na nona edição do Architecture and Design Film Festival, que este ano decorre em Nova Iorque, e conta com a exibição de 34 filmes provenientes de 9 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, EUA, Irlanda, Itália, Portugal e Reino Unido.

Para além da exibição de filmes, criteriosamente seleccionados, o festival contempla ainda debates com painéis de especialistas, o que levou este certame a afirmar-se como o maior evento desta especialidade nos Estados Unidos.

trailer | sinopse | programa do festival | filmes em exibição | press kit

Print

Número de visualizações (1074)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.