Lusíada associa-se à Semana Internacional de Acesso Aberto 2017.

Autor: Ana Rita Ribeiro/segunda-feira, 23 de outubro de 2017/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
A Universidade Lusíada (UL) associa-se à Semana Internacional de Acesso Aberto 2017, iniciativa que tem como objectivo disseminar o acesso aberto ao conhecimento e que se realiza entre os dias 23 e 29 de Outubro.

O acesso aberto, acesso livre ou open access são sinónimos. Significam a disponibilização livre e permanente, na Internet, de cópias gratuitas de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, relatórios técnicos, dissertações, teses, artigos não revistos (preprints), livros, capítulos de livros e documentos de trabalho. A publicação em acesso aberto permite às instituições de ensino superior e de investigação reassumir o controlo do sistema de comunicação de ciência, maximizando o impacto da investigação e o acesso aos seus resultados, aumentando a visibilidade da instituição e do investigador no contexto da comunidade científica e da sociedade em geral.

A Universidade Lusíada, através dos seus Serviços de Informação, Documentação e Internet (SIDI), disponibiliza dois recursos que se inserem no acesso aberto:

  • Repositório das Universidades Lusíada (RUL): plataforma desenvolvida para recolher, preservar, gerir e disseminar a produção intelectual das Universidades Lusíada em formato digital;
  • Revistas Lusíada: sistema de gestão e publicação das revistas académicas e científicas das Universidades Lusíada que tem, também, por objectivo a sua disponibilização em texto integral.
A Semana Internacional de Acesso Aberto é uma iniciativa promovida pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC). 

eventos nacionais | eventos internacionais 

Print

Número de visualizações (410)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.