Sessão de boas-vindas aos novos alunos da Lusíada - Ano lectivo de 2017/2018.

Autor: Ana Rita Ribeiro/quinta-feira, 21 de setembro de 2017/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
No dia 20 de Setembro de 2017, a Universidade Lusíada realizou uma sessão de boas-vindas a todos os alunos admitidos no 1.º ano dos vários cursos de licenciatura.

Os novos alunos foram recebidos pelas principais individualidades académicas, tais como: o Magno Chanceler das Universidades Lusíada, o Magnífico Reitor, os Directores de faculdade e de instituto, os Coordenadores de curso, os Docentes, o Presidente da Associação Académica e os representantes dos núcleos estudantis.



O Prof. Dr. João Duarte Redondo, Magno Chanceler das Universidades Lusíada, deu início à sessão por volta das 12H00. Perante um auditório composto por vários alunos, o Chanceler começou por dar as boas-vindas aos estudantes nesta nova fase das suas vidas que se traduz num verdadeiro "estágio de preparação superior para a vida profissional". Numa mensagem centrada na responsabilidade do estudante universitário, o Professor salientou que este passa a integrar um processo de formação do conhecimento e, como tal, deve contribuir para a criação de novo conhecimento, através do percurso formativo que irá desenvolver ao longo dos vários anos lectivos. O Chanceler deseja, ainda, que a Universidade contribua para que os seus novos alunos possam reunir mais capacidades e competências de forma a torná-los aptos para enfrentar novos desafios e novas experiências, pois esse é o principal fito da formação universitária.

Na sua intervenção, o Prof. Doutor Afonso d'Oliveira Martins, Reitor da Universidade Lusíada,  felicitou a plateia por estarem, agora, a "ingressar numa nova fase da vida, a de terem abraçado um desafio muito exigente relacionado com a obtenção de formação superior com a aquisição e desenvolvimento de novas competências técnicas e científicas", que irão ser uma mais-valia num futuro profissional bem sucedido. Relembrou que a Universidade Lusíada, para além do ensino superior, preocupa-se também com a formação integral das pessoas, pelo que apelou à participação dos alunos na vida universitária, através da associação de estudantes e dos núcleos estudantis, bem como através de actividades de extensão cultural, como congressos e outros eventos realizados ao longo do ano escolar.
Após esta intervenção, foi dada a palavra aos directores de faculdade e de instituto que apresentaram os respectivos cursos e deram, também, as boas-vindas aos alunos recém-chegados. No seguimento da sessão, o Dr. Pedro Salreu, na qualidade de Provedor do Estudante, apresentou as suas funções e disponibilizou-se para responder a eventuais problemas de âmbito académico.

Antes do encerramento desta iniciativa, o Prof. Dr. Ricardo Leite Pinto, Vice-Chanceler da Universidade Lusíada, referiu que a integração dos novos alunos é já uma tradição na história da Universidade. Como responsável pelas relações estudantis, o referido Professor aproveitou a ocasião para anunciar que a Lusíada faz parte de um projecto piloto da Polícia de Segurança Pública (PSP), intitulado "Universidade Segura", que segundo o Comissário João Cunha, chefe da PSP, pretende acompanhar esta camada da população para que se sintam seguros no espaço universitário e que vejam os seus direitos respeitados.

Por último, foi dada a palavra aos representantes dos núcleos de estudantes e das tunas, que fizeram uma breve abordagem à sua área de actuação e apelaram à participação activa de todos os novos alunos que agora ingressaram na Lusíada.

página web de recepção aos novos alunos | fotogaleria | calendário
Print

Número de visualizações (461)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.