CDE participam na Reunião das Redes de Informação Europe Direct em Portugal.

Autor: Ana Rita Ribeiro/segunda-feira, 14 de novembro de 2016/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

O Centro de Documentação Europeia da Universidade Lusíada de Lisboa (CDEULL) participou na Reunião de coordenação dos Centros de Informação Europe Direct (CIED) e dos Centros de Documentação Europeia (CDE), realizada nos dias 3 e 4 de Novembro de 2016, nas instalações da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Depois da sessão de boas-vindas, a cargo de Sofia Colares Alves, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, João Faria, também da Representação, apresentou a sua comunicação intitulada "Estado da União - 2016: para uma União Europeia melhor: uma Europa que proteja, defenda e capacite". A União Europeia enfrenta vários problemas, como o elevado nível de desemprego, as desigualdades sociais, a questão da dívida pública, a integração dos refugiados e as recentes ameaças à segurança interna. Como um actor da cena mundial, precisa de encontrar soluções concretas para estes problemas e, ao mesmo tempo, garantir a protecção dos seus cidadãos, a preservação do modo de vida europeu, fornecer ferramentas que capacitem os cidadãos, e de assumir as suas responsabilidades políticas.

Outro membro da Representação, João Medeiros, falou sobre "O pilar europeu dos direitos sociais e a União Económica e Monetária (UEM)", nomeadamente sobre a dificuldade em conciliar os direitos sociais com as políticas económicas, de forma a criar uma sociedade baseada  numa economia inteligente, sustentável e inclusiva.

Catarina Dantas Machado, membro da Representação, apresentou uma comunicação sobre o Plano de Investimentos para a Europa, mecanismo que visa eliminar obstáculos ao investimento, dar visibilidade e prestar apoio técnico aos projectos de investimento e utilizar, de forma mais eficiente, os recursos financeiros.

O primeiro dia de trabalhos terminou com uma apresentação de Clotilde Câmara Pestana, directora do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, dedicada ao "Ponto europeu dos cidadãos: programa Europa para os cidadãos 2014-2020", locais de esclarecimento sobre o programa em causa, cujo principal objectivo é de contribuir para uma melhor compreensão da União Europeia.

No segundo dia da reunião, assistiu-se a uma sessão de formação sobre o EUR-LEX, portal de acesso ao direito da União Europeia, coordenada por Laura von Weissenberg e Cecilia Charlier do Serviço de Publicações da União Europeia. A sessão foi dividida em duas partes. A primeira parte, que decorreu no período da manhã, foi dedicada à apresentação da plataforma e às possíveis técnicas de pesquisa. Da parte da tarde, decorreu a segunda sessão da formação que consistiu na realização de exercícios práticos com vista à consolidação dos conhecimentos adquiridos.

página web | programa | fotogaleria | facebook rpcde

Print

Número de visualizações (447)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.