Prof.ª Tânia Gaspar fala na revista do "Expresso" sobre os estados de humor invernosos.

Autor: Raquel Pinheiro/segunda-feira, 18 de janeiro de 2016/Categorias: Notícias, FCHS, IPCE

Rate this article:
4.0
Na revista "E", do semanário "Expresso", do dia 16 de Janeiro de 2016, a Prof.ª Doutora Tânia Gaspar, Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada de Lisboa, falou sobre os estados de humor invernosos, caracterizados por uma diminuição da energia pessoal durante os meses mais frios.

Esta correlação entre as mudanças de humor das pessoas e as alterações climáticas, explica-se com a chegada do Inverno visto que as pessoas têm uma maior tendência para se ressentirem a nível psicológico. Essa mudança de humor é conhecida como "depressão sazonal" ou "winter blues".

Segundo explica a psicóloga clínica Tânia Gaspar, essa alteração no humor das pessoas acontece devido à falta da luminosidade que consequentemente provoca mudanças na melatonina, uma hormona que é libertada pelo cérebro durante a noite e inibida pela manhã. Devido à falta de luz, as pessoas têm menos disposição e mais sonolência.

Para contrariar este fenómeno fisiológico, a Prof.ª Tânia Gaspar sugere que o indivíduo faça mudanças nas suas rotinas e que procure passar mais tempo ao ar livre para um maior aproveitamento da luz natural. Poderá, ainda, utilizar outras estratégias, tais como: a realização de exercício físico, preferencialmente fora de casa; a opção por uma alimentação mais saudável, rica em nutrientes e vitaminas, para combater a falta de energia; e a manutenção das horas de sono aconselhadas e de forma regular.
Print

Número de visualizações (703)/Comentários (0)

Raquel Pinheiro
>

Raquel Pinheiro

Other posts by Raquel Pinheiro

Please login or register to post comments.