Prof. José Paulo Netto fala da influência das teorias sociais no conhecimento e na acção do Serviço Social durante uma aula aberta na Universidade Lusíada.

Autor: Jorge Carvalho/segunda-feira, 12 de novembro de 2018/Categorias: Notícias, ISSSL

Rate this article:
Sem classificação
No dia 9 de Novembro de 2018, decorreu uma aula aberta do reconhecido especialista brasileiro em Serviço Social, Prof. Doutor José Paulo Netto, numa iniciativa promovida pela Prof.ª Doutora Maria Júlia Faria Cardoso, regente da unidade curricular de "Desenvolvimento do pensamento e da teoria em Serviço Social", do doutoramento em Serviço Social.

Na prelecção, o Professor falou sobre o surgimento do Serviço Social e da evolução desta profissão no Brasil, enquanto ciência social aplicada, durante e após a ditadura militar (1964-1985). José Paulo Netto relevou a influência da tradição marxista nesta área que se manifesta principalmente no debate sobre a formação académica dos profissionais, no crescimento exponencial das investigações teórico-práticas e formas de intervenção na sociedade, usando como referencial a teoria social crítica de Marx.


Pormenor da aula aberta do Prof. Doutor José Paulo Netto. (Fotografia de Jorge Carvalho, 2018)

José Paulo Netto é Professor Emérito da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um conhecido intelectual marxista com produção científica bibliográfica, onde aborda essencialmente as temáticas da modernização do Serviço Social, do Capitalismo, do Socialismo e da Economia Política, nos diversos períodos do Brasil. É, também, um divulgador do marxismo crítico no Brasil e tem sido tradutor de textos de autores clássicos, entre eles: Karl Marx, Friedrich Engels, Lenine e György Lukács.

página web | calendário | fotogaleria
Print

Número de visualizações (155)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.